Se você estava tentando assistir Drake, Taylor Swift, Lil Nas X, The Weeknd, Eminem, Ariana Grande, Harry Styles, Kanye West, Michael Jackson e outros artistas no YouTube na última terça-feira (5), então pode ter encontrado algo inusitado. A rede de videoclipes Vevo teria sido supostamente hackeada pelo usuário @lospelaosbro no Twitter, que enviou alguns clipes estranhos e desconhecidos.

As informações divulgadas nas redes sociais incluiram o vídeo do rapper Lil Tjay e um homem espanhol chamado Paco Sanz, o qual foi preso por fraudar doações depois de mentir sobre ter um câncer terminal. O YouTube ainda não falou nada sobre o ocorrido, mas a Vevo reconheceu o incidente, explicando que “alguns vídeos foram enviados diretamente para um pequeno número de canais de artistas da Vevo hoje por uma fonte não autorizada”. 

publicidade

A empresa acrescentou que nenhum conteúdo pré-existente estava acessível ao invasor e disse que estaria “conduzindo uma revisão de nossos sistemas de segurança”. De acordo com a Vevo, por mais que os canais dos artistas sigam protegidos e o problema tenha sido resolvido, como prática recomendada, a plataforma realizará uma revisão nos sistemas de segurança.

Vale lembrar que a Vevo é de propriedade – principalmente – das gravadoras Sony Music Entertainment, Universal Music Group e Warner Music Group. Com isso, a empresa diz que controla “a maior rede de canais de música no YouTube” e também atua essencialmente como um contratado, podendo permitir que os distribuidores mesclem os canais da Vevo com os “canais oficiais de artistas”. 

publicidade

Segundo o FAQ da Vevo , os artistas não postam seus vídeos diretamente, e sim, enviam para “provedores de conteúdo” para upload, que incluem grandes gravadoras como Universal Music Group e Sony Music, além de distribuidores independentes. Desta forma, os canais dos artistas que foram hackeados pertencem a várias gravadoras e a Vevo afirmou que estão protegidos.

Não demorou muito para que mais internautas relatassem o ocorrido no Twitter, até o suposto autor do ataque tuitou sobre, veja:

publicidade
https://twitter.com/ZyxerY/status/1511244892453974018
https://twitter.com/lospelaosbro/status/1511340258121629703
https://twitter.com/lospelaosbro/status/1511342606541803520

Leia também

Fonte: The Verge

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!