Por anos, houve rumores sobre Steven Spielberg potencialmente assumir a direção de “Star Wars: O Retorno de Jedi”. Mas qual o motivo para o diretor ter recusado o projeto?

Steven Spielberg e George Lucas, criador da franquia “Star Wars”, têm uma das amizades mais famosas do mundo do cinema. A dupla de cineastas é responsável por inúmeros grandes sucessos que revolucionaram o jeito de se fazer filmes e trabalharam juntos em filmes da franquia “Indiana Jones“.

publicidade

Por isso, os rumores sobre Steven Spielberg potencialmente assumir o papel de diretor do episódio VI de “Star Wars”, “O Retorno de Jedi”, foram fortes na época. No entanto, isso não aconteceu e Spielberg, apesar da proximidade com George Lucas, nunca teve uma grande participação em filmes da franquia.

George Lucas não possui um grande currículo quando o assunto são créditos como diretor. Ele dirigiu o primeiríssimo filme da franquia e repassou o papel das duas sequências da trilogia original para Irvin Kershner e Richard Marquand, respectivamente.

publicidade

Lucas dirigiu a trilogia prequela, mas ficou por aí. Ao todo, ele possui apenas seis filmes como diretor na carreira, quatro de “Star Wars” e outros dois nos anos 1970, ambos anteriores ao lançamento de “Uma Nova Esperança”, em 1977.

Por outro lado, Steven Spielberg focou em uma carreira como diretor, com mais de 50 títulos no currículo e duas estatuetas de Melhor Diretor no Oscar. “O Retorno de Jedi” seria o projeto ideal para a dupla de amigos se reunir como produtor (Lucas) e diretor (Spielberg), fechando a primeira trilogia. Isso gerou muita especulação na época e ainda gera, com dúvidas sobre o motivo para Spielberg não ter assumido o projeto, e o que poderia ter sido do filme.

publicidade

Apesar dos rumores, não é certo que Spielberg de fato foi convidado para dirigir “O Retorno de Jedi”. Mas sabe-se que ele considerou diversos diretores em ascensão na época, como David Lynch e David Cronenberg. É fácil de supor que Spielberg seria parte da lista de Lucas.

No entanto, a parceria pode não ter acontecido por causa de política interna de Hollywood, de acordo com os rumores. George Lucas rompeu relações com o Director’s Guild of America durante a produção de “O Império Contra-Ataca”. O motivo do rompimento seria porque eles queriam que Lucas incluísse os créditos de abertura do filme no lugar da icônica abertura textual da franquia.

publicidade

Leia mais!

Não se sabe ao certo se isso é verdade, mas Lucas realmente deixou a Director’s Guild of America, enquanto Spielberg seguiu como membro da DGA. Por isso ele não poderia ter dirigido um filme de Lucas nessas circunstâncias. Se isso é verdade de fato, dificilmente saberemos. Mas Spielberg como diretor de “O Retorno de Jedi” seria talvez a reunião perfeita para os amigos na franquia “Star Wars”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!