A média móvel de mortes em decorrência da Covid-19 atingiu o número de 160 óbitos nesta sexta-feira (8). Este é o menor patamar desde janeiro de 2022. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Pelo sexto dia consecutivo, a média móvel, que é calculada com base na média de mortes ou de novos casos de Covid-19 dentro do período de sete dias, ficou abaixo de 200. Nas últimas 24, de acordo com o Conass, o Brasil teve 149 mortes e 30.212 novos casos de Covid-19.

Tendência de queda

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, divulgados pelo portal Uol, Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Roraima e Tocantins não tiveram nenhuma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas. Ao todo, são 661.122 óbitos registrados desde o início da pandemia.

No entanto, há mais de 40 dias o país registra tendência de queda na média móvel de casos e de mortes em decorrência da Covid-19. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), isso significa que a onda de casos causada pela variante ômicron está perto do fim.

publicidade

Casos também em queda

As cinco regiões do Brasil estão com cenário de queda no número de óbitos, sendo a maior redução na região sudeste, onde a média móvel de mortes caiu 46%. A menor queda se deu na região nordeste, onde a redução dos óbitos foi de 28%. No Brasil, a queda é de 33% nos últimos 14 dias.

A média móvel de casos também está em queda, de acordo com o Conass, a média móvel é de 21.257 nos últimos sete dias, mantendo a tendência de queda nos últimos 14 dias. O cenário de redução é registrado em 23 estados e no Distrito Federal, quatro estados têm estabilidade e nenhum tem alta de casos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!