O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última quinta-feira (7) que o governo deve rebaixar a classificação da pandemia da Covid-19 para endemia em breve. Essa não é a primeira vez que o tema é discutido pelo governo. Bolsonaro chegou a dizer que a reclassificação ocorreria no fim de março, mas a medida foi adiada. 

“Eu acho que nos próximos dias, passaremos de pandemia para endemia. Até conversei agora com o Fausto [presidente do Banco do Brasil]. Quem tá de máscara aí, porventura, ele acabou de dizer para mim que é facultativo, não é obrigado usar máscara mas. A gente vai se adequando, a gente vai buscando cada vez mais agir de forma correta no tocante a essa pandemia que está acabando”, disse o presidente ontem.

publicidade

A troca para endemia faz com que a Covid-19 deixe de ser tratada como uma emergência de saúde. Com isso, normas em vigência em carácter emergêncial tomadas pelo governo deixam de ter validade. Essa classificação, no entanto, normalmente é feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda não possui previsão para rebaixar a pandemia. No cenário atual, o Ministério da Saúde estará tomando a decisão por conta própria.

Mas o que significa uma endemia?

Segundo a OMS, as pandemias geralmente iniciam com taxas de mortalidade por infecção mais altas do que as observadas nos anos seguintes. Evidentemente esse é um percurso geral, já que as doenças possuem particularidades que as tornam imprevisíveis. As incertezas provocadas pelo novo coronavírus, por exemplo, desafiaram os hábitos da população mundial e também os conhecimentos da ciência quanto às inúmeras questões: capacidade de transmissão, formas de prevenção, eficiência de medicamentos, vacinas, entre outros.

publicidade

Leia também!

Com uma redução na transmissão, a Covid-19 pode se tornar uma endemia, nesse caso, é uma condição sazonal, em que o vírus surge de tempos em tempos. A dengue, por exemplo, é considerada uma doença endêmica no Brasil, já que é registrado um aumento de casos em uma época específica, no caso, o verão. Assim como a febre amarela no norte do país.

publicidade

Quando uma determinada doença se torna endêmica, ela está constantemente presente em uma determinada área. Pode até haver um certo nível de flutuação nos casos sob certas condições, como acontece, por exemplo, com a gripe durante o inverno.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!