Um meteoro “visitou” o céu de Goiás neste último sábado (9) e causou um alvoroço entre moradores das cidades de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Nas imagens publicadas nas redes sociais é possível ver o meteoro se deslocando e gerando dois enormes clarões e um barulho gigantesco. Isso deixou os habitantes assustados.

Ao G1, o diretor do grupo de astronomia Plêaides do Sul, Ary Martins, disse que o objeto estava a uns 80 ou 90 km de altura.

publicidade

Leia também

Assista aos vídeos do momento abaixo:

publicidade

Há alguns dias, o Rio Grande do Sul também teve a “visita” de um meteoro

Assim como ocorreu no fim de março, mais um meteoro fireball foi visto no céu do Rio Grande do Sul no último dia 5 de abril e registrado pelo Observatório Heller e Jung antes de se destruir por completo a 40 quilômetros (km) da superfície da Terra.

De acordo com as imagens divulgadas (veja animação abaixo), ainda não é possível identificar a qual corpo celeste pertence o objeto. Carlos Jung, que dirige o observatório, disse que pode se tratar de um pedaço partido de um asteroide ou cometa ainda desconhecidos.

publicidade
Meteoro avistado no Rio Grande do Sul não chegou à superfície, sendo completamente destruído a 40 km de distância da Terra
Meteoro avistado no Rio Grande do Sul não chegou à superfície, sendo completamente destruído a 40 km de distância da Terra (Imagem: Observatório Heller e Jung/Divulgação)

Ao contrário do novo episódio, a passagem do mês de março registrou um fato inusitado: o meteoro que passou pelo sul em 23 de março de 2022 – parte dos chamados “meteoros virginídeos”, explodiu duas vezes, sucessivamente – uma ocorrência possível, porém extremamente rara.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!