Nas últimas semanas, diversas novidades foram especuladas no WhatsApp. As mudanças vão desde alterações profundas na interface, até pequenas melhorias que podem passar sem perceber para muita gente. No entanto, antes de entrarem no app, esses recursos costumam ser testados. Para você ficar por dentro de tudo o que pode chegar em breve ao mensageiro, o Olhar Digital separou cinco novidades que começaram a ser recentemente.

Novidades do WhatsApp

1 – Reação com emojis

Já faz algum tempo que o WhatsApp começou a testar as reações com emojis em mensagens, uma função presente no Messenger e no Instagram, por exemplo. No entanto, depois de alguns meses o recurso foi desabilitado nos poucos testadores beta que tiveram acesso. Agora, a atualização 2.22.9.4 do beta para Android está trazendo novamente a função, indicando que ela pode estar mais perto de chegar para todos os usuários.

Segundo o WABetainfo, site especializado em encontrar informações nos betas do WhatsApp, as reações com emojis voltaram a ser disponibilizadas.  De acordo com a descrição, ao dar um toque longo em uma mensagem, aparece a opção de reagir com um emoji. Ao que tudo indica, pelo menos nos testes, apenas seis emojis estão disponíveis para reação: joia, coração, choro, risada, rosto chocado e mãos cruzadas.

publicidade

2 – Conversa com quem não está nos contatos

Recentemente, o WhatsApp começou a testar uma nova função que facilita a comunicação com pessoas que não estão adicionadas à sua lista de contatos. A novidade também foi divulgada pelo portal WABetaInfo e visa deixar mais fácil iniciar uma conversa, ou até mesmo salvar algum número desconhecido que tenha sido enviado durante um bate-papo.  

Ao clicar na mensagem em que o número foi enviado será aberto um menu com três opções, são elas: adicionar aos contatos, iniciar um bate-papo ou ligar para o dono da linha.  Ainda não se sabe quando a função será liberada para o público geral, mas os testes já foram iniciados para usuários de algumas regiões que possuem a versão 2.22.8.11 do WhatsApp Beta para Android. 

3 – Limitação de mensagens encaminhadas no WhatsApp

O WhatsApp deve começar a limitar as mensagens encaminhadas na plataforma, fazendo com que o mesmo texto não seja compartilhado diversas vezes. Aparentemente, as mensagens que já foram retransmitidas não poderão ser encaminhadas para mais de uma conversa em grupo, ou mais de um contato. O intuito do aplicativo de propriedade da Meta é evitar a disseminação de fake news, que acabou se tornando comum com o recurso de mensagens encaminhadas. 

As mensagens do WhatsApp são criptografadas e assim continuarão, a plataforma deve utilizar o código contador para controlar o número de encaminhamentos da mensagem. O código já é utilizado no sistema que avisa quando uma mensagem foi encaminhada, em funcionamento desde 2020 no Brasil.  

Leia mais:

4 – Mudança no “visto por último

Muita gente desliga o “visto por último” do WhatsApp pois não quer que uma pessoa específica saiba seu último acesso no aplicativo. Agora, uma nova função de privacidade que está tendo seus testes ampliados pode dar mais opções de configuração desse status no WhatsApp.

Hoje, é possível manter o “visto por último” apenas para os seus contatos, para todos ou para ninguém. No entanto, uma nova opção que está aparecendo na versão beta do mensageiro se chama “meus contatos, exceto…” em que é possível liberar o status para todos os seus contatos e selecionar aqueles que não devem ver. Obviamente que os usuários que tiveram o “visto por último” bloqueado por outro não vão saber, assim como ocorre com outras restrições do aplicativo.

5 – Notificação de menção em grupos

Uma das mais recentes atualizações do mensageiro verde garante a notificação em casos de menção em grupos do WhatsApp. Anteriormente, a menção aparecia com o símbolo do @ no nome do grupo, mas não era possível saber quem respondeu uma mensagem sua ou citou seu nome de usuário.  

Na nova atualização os usuários conseguirão visualizar quem foi o amigo que o mencionou, facilitando o momento em que os usuários escolhem quem vão responder no WhatsApp. As atualizações são informações do WABetaInfo, site focado nas novas ferramentas do mensageiro de propriedade da Meta. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!