O governo Joe Biden anunciou nesta terça-feira (12) que vai permitir aos americanos continuarem comprando a E15, uma gasolina que usa mistura 15% de etanol, durante o verão (1º de junho a 15 de setembro). A medida faz parte de um plano do Executivo dos EUA para conter a alta da gasolina no país — e a consequente inflação, a maior em 40 anos — e a dependência de fontes externas de energia.

A E15 é banida em boa parte dos Estados Unidos durante o verão por conta do seu alto teor de poluição (pior do que a gasolina padrão, portanto). A proibição da venda neste período do ano, em vigor desde 2011, leva em conta a possibilidade de elementos poluentes no etanol reagirem com a luz solar e provocar maior poluição atmosférica e emissão de gases-estufa.

publicidade

De acordo com a Casa Branca, a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA, na sigla em inglês) irá trabalhar “com os estados de todo o país para garantir que não haja impactos significativos na qualidade do ar durante a estação de verão”. Neste sentido, vale ressaltar que boa parte da gasolina nos EUA já é misturada com até 10% de etanol.

Vitória para o lobby do milho

A manutenção do E15 durante o verão não deixa de ser uma boa notícia para o lobby do etanol nos EUA — por lá, ele é retirado do milho —, que há anos tenta acabar com o bloqueio temporário da mistura. Tanto legisladores do Partido Democrata quanto do Republicano já tentaram ingressar com projetos de lei de incentivo ao combustível.

A economia de custos com o E15 é controversa, porque, embora seja mais barato, o etanol possui cerca de um terço a menos de energia do que a gasolina. Desta forma, a adoção da mistura pode até diminuir US$ 0,10 nos gastos de combustível; em compensação, o motorista terá que, proporcionalmente, injetar uma maior quantidade de etanol para percorrer um determinado trecho do que colocaria em gasolina.

No momento, o E15 não é muito popular nos EUA e é vendido em apenas 2.300 postos de gasolina em 30 estados. No entanto, a situação pode mudar nos próximos anos, uma vez que a ficha técnica distribuída pelo governo Biden menciona que “a EPA também está pensando em ações adicionais para facilitar o uso do E15 durante todo o ano”.

Crédito da imagem principal: Crush Rush/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!