E mais uma vez, a NASA decidiu adiar a missão Crew-4, operada pela SpaceX e que levará três astronautas da agência americana e uma da agência europeia (ESA) à Estação Espacial Internacional (ISS). Agora, ao invés do dia 21, o time voará para o espaço no dia 23 de abril, um sábado.

A “nova” data não é necessariamente nova, pois a NASA já havia afirmado que ela serviria como um backup caso o plano original do dia 21 não desse certo. A questão é que nada aconteceu para invalidar esse plano: a agência americana simplesmente decidiu mover o lançamento dois dias à frente para “melhor preparar os processos de lançamento”.

publicidade

Leia também

A astronauta norte-americana Jessica Watkins, que será a primeira mulher negra a voar em uma missão estendida ao espaço pela missão Crew-4, recentemente adiada pela NASA para 23/4
A astronauta norte-americana Jessica Watkins, que será a primeira mulher negra a voar em uma missão estendida ao espaço pela missão Crew-4, recentemente adiada pela NASA para 23/4 (Imagem: NASA/Divulgação)

No novo comunicado, a NASA também ressaltou que os dias 24 e 25 servem como opções secundárias caso o dia 23 apresente algum problema. Vale ressaltar, no entanto, que a missão Crew-4 já havia sido adiada outras duas vezes: originalmente, ela sairia da Terra em 15 de abril, sendo jogada para o dia 20 e, posteriormente, para o dia 21.

publicidade

A Crew-4 levará os astronautas norte-americanos Robert Hines e Kjell Lindgren, a astronauta norte-americana Jessica Watkins (todos da NASA) e a italiana Samantha Cristoforetti, da agência espacial europeia (ESA) para viver e trabalhar na ISS.

Vale lembrar que Jessica Watkins, que faz parte do Programa Artemis que pretende nos levar de volta à Lua a partir de 2025, será a primeira mulher negra a conduzir uma missão de longo prazo – ela viverá e trabalhará na ISS por um período mínimo de seis meses, podendo estender sua estadia em até um ano (tal qual a NASA fez com Mark Vande Hei).

publicidade

Paralelamente, este também será o segundo voo de Samantha Cristoforetti, que atuará na missão como comandante.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!