Inicialmente prevista para acoplar à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) às 8h45 (horário de Brasília) deste sábado (9), a missão particular Ax-1 chegou ao laboratório em órbita com 45 minutos de atraso. Depois de uma jornada de quase 21 horas até a ISS , os quatro astronautas finalmente chegaram.

A cápsula Dragon, da SpaceX, levou os astronautas Michael Lopez-Alegria, Larry Connor, Eytan Stibbe e Mark Pathy e acoplou às 9h29. A tripulação particular da Axiom Space foi lançada pouco depois do meio-dia de sexta-feira (8), do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, num foguete Falcon 9.

publicidade

Leia mais:

O atraso aconteceu porque as equipes tanto da ISS quanto controladores da missão da Nasa e da SpaceX tentavam resolver um problema. A tripulação da Estação Espacial não conseguia ver as imagens da câmera central da Dragon na porta de acoplamento dos módulos do Harmony.

publicidade

Assim, as equipes rotearam o vídeo usando uma estação terrestre da SpaceX para os astronautas, finalmente permitindo que a cápsula prosseguisse com o acoplamento. Em seguida, o comandante da estação, Tom Marshburn, pressurizou o espaço entre as escotilhas e fez uma verificação de vazamento antes de abrir a porta e dar as boas-vindas à tripulação particular.

Na Estação Espacial, os astronautas da Ax-1 vão ficar pouco mais de uma semana, realizando pesquisas científicas, divulgação e atividades comerciais. Lá, o quarteto estará acompanhado dos tripulantes da Expedição 67: Marshburn, Raja Chari e Kayla Barron (Nasa), Matthias Maurer (ESA) e os cosmonautas da Roscosmos Oleg Artemyev, Sergey Korsokov e Denis Matveev.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!