Atualmente, já são mais de 128 milhões de brasileiros com login no Gov.br, a plataforma digital do governo que fornece acesso a diversos serviços públicos. Ao se cadastrar gratuitamente, o usuário terá no mínimo uma conta de nível bronze, o que já permite acessar boa parte dos serviços. No entanto, alguns recursos exigem uma conta nível prata ou ouro.

Veja como subir para o nível prata ou ouro no gov.br

publicidade

Uma das maneiras de acessar o serviço é usar as suas informações bancárias. Inclusive, as maiores instituições financeiras do país já estão integradas à plataforma.

Nesta semana, a novidade foi a entrada do Itaú Unibanco e do Agibank. Agora, os correntistas de ambos também poderão acessar serviços públicos usando as credenciais do seu banco.

publicidade

Leia mais:

Mais facilidade para acessar serviços públicos

Com isso, o acesso à plataforma fica mais fácil, já que o cidadão não precisa memorizar mais senhas. Outra vantagem é a possibilidade de já ingressar no Gov.br com um conta de nível prata, o que dá acesso aos 4,9 mil serviços públicos disponíveis, como, por exemplo, a Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, o Valores a Receber, do Banco Central, e os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

publicidade

Ao todo, além do Itaú e Agibank, o Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB, Santander e Bradesco também estão integrados à plataforma do governo. 

Como usar os dados bancários para acessar o gov.br?

Passo 01: o procedimento é basicamente o mesmo para todos os bancos. Ao entrar na página do Gov.br, clique na opção ‘Login com seu banco’.

publicidade
Como usar os dados bancários para acessar o gov.br?
Imagem: Reprodução

Passo 02: agora, escolha o seu banco na lista. Vale destacar que não é necessário fazer a validação facial para obter a conta prata no Gov.br, basta a validação usando os dados bancários. No exemplo abaixo, o processo foi feito pelo Itaú.

Como usar os dados bancários para acessar o gov.br?
Imagem: Reprodução

Passo 03: na página do seu banco, permita que o Gov.br use os dados da sua conta clicando em ‘continuar’.

Imagem: Reprodução

Passo 04: na próxima tela, preencha os campos com os seus dados de agência e conta e siga as instruções. No Itaú, por segurança, foi preciso utilizar o iToken para finalizar o processo.

Imagem: Reprodução

Pronto! No fim, o usuário será direcionado novamente para a página principal do Gov.br. Por lá, é possível conferir se a sua conta subiu para o nível prata.

Saiba também: como aumentar o nível da conta Gov.br?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!