Já ouviu falar da doença do pulmão negro? Essa é uma condição bem específica geralmente causada pela exposição excessiva ao pó de carvão e costuma afetar mineradores. Não existem sintomas específicos dessa doença, mas ela geralmente causa outros problemas pulmonares como bronquite e enfisema. Em casos avançados, pode ainda haver falta de ar grave e insuficiência cardíaca.

Mas o que está chamando a atenção de pesquisadores nos últimos anos é um aumento dos casos da doença do pulmão negro. Desde 1970 até 2005, os casos vinham sofrendo uma redução gradativa ano após ano. No entanto, a partir da metade da década passada, os casos voltaram a aumentar, mesmo com o uso de equipamentos de proteção mais avançados para evitar o contato dos pulmões com a poeira do carvão. 

Doença do pulmão negro

Foi então que uma equipe do Mining Education and Research Center decidiu estudar as causas desse crescimento de casos, já que não há registros de uma mudança na composição dos recursos minerais da terra e nem de que o corpo humano se tornou mais vulnerável à poeira do carvão. No entanto, a resposta parece estar na exposição à sílica.

Leia também!

publicidade

Sílica é um mineral presente em alguns tipos de rochas. São usados rotineiramente como forma de absorver a umidade, No entanto, a inalação desse material em excesso pode causar doenças como a silicose e até mesmo a pneumoconiose. Apesar da ciência conhecer os perigos da exposição à sílica, não havia uma resposta para o aumento de casos.

Os pesquisadores então compararam amostras de tecido pulmonar de mineiros nascidos entre 1910 e 1930 com aqueles nascidos em ou após 1930. Foram analisadas apenas amostras de mineiros que sofreram de doenças pulmonares graves. Tecidos com menos nódulos silicóticos e maior número de nódulos cinzas ou escuros foram classificados como tendo doença do tipo carvão (menos de 25%) ou do tipo misto (25% -75%).

A conclusão é de que a tecnologia evoluiu e hoje é possível escavar quantidades maiores de carvão em um período de tempo mais curto. Isso permitiu uma exposição maior a sílica e assim o aumento, gradativo, dos diagnósticos de doença do pulmão negro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!