A startup Bionaut Labs criou micro robôs capazes de entrar no crânio e tratar distúrbios no cérebro. A empresa já planeja seus primeiros testes em seres humanos para os próximos dois anos.  

Os micro robôs podem ser injetados no corpo e serão cuidadosamente guiados até o cérebro utilizando ímãs. “A ideia do micro robô surgiu muito antes de eu nascer”, relatou o cofundador e CEO da empresa responsável pelo experimento, Michael Shpigelmacher. 

Leia também!

“Um dos exemplos mais famosos é um livro de Isaac Asimov e um filme chamado ‘Fantastic Voyage’, onde uma equipe de cientistas entra em uma nave espacial miniaturizada no cérebro, para tratar um coágulo de sangue”, contou. 

publicidade

Os pesquisadores decidiram utilizar energia magnética para impulsionar os micro robôs, pois esse tipo de tecnologia não prejudica a saúde dos seres humanos. As bobinas magnéticas são colocadas fora do crânio do paciente e são conectadas em um computador para que os robôs sejam guiados até as áreas afetadas no cérebro.  

Em um ensaio externo, os cientistas conseguiram fazer com que o robô perfurasse uma bolsa com líquido. Espera-se que ele faça o mesmo no cérebro, perfurando cistos cheios de líquido.  

Micro rôbos
Imagem: Divulgação/Bionaut Labs

A empresa já usou seus micro robôs em animais de grandes portes e descobriu que eles são seguros para os humanos. Caso aprovados, eles poderão agir em casos da síndrome de Dandy-Walker, uma malformação cerebral que afeta crianças.  

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, concedeu a autorização para a Bionaut Labs realize teste clínicos para tratar a síndrome de Dandy-Walker, bem como gliomas malignos – tumores cerebrais muitas vezes considerados inoperáveis. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!