Por que algumas pessoas não são infectadas pela Covid-19?

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 18/04/2022 16h19, atualizada em 18/04/2022 22h13
covid-19-virus
Imagem: Evgenia.B - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com mais de dois anos de pandemia da Covid-19, muitas perguntas já foram respondidas. Entretanto, algumas ainda pairam sobre as cabeças da população.  Um desses questionamento sem resposta até hoje é muito simples: por que algumas pessoas não infectadas pela Covid-19?  

Leia também!

Apesar de, provavelmente, já ter passado pela cabeça de todo o mundo, este questionamento intriga cientistas do mundo inteiro que focam grandes esforços para entender o motivo dessa super imunidade vista em algumas pessoas.

Existem duas principais teorias para explicar essa questão. A primeira levanta a hipótese dessas pessoas que não são contaminadas já possuírem na memória do seu organismo anticorpos capazes de combater o novo coronavírus.  

Isso acontece porque o coronavírus, vírus responsável pela Covid-19, também possui outros diversos subgrupos que são responsáveis pelas gripes que a sociedade já conhece. Deste modo, essas pessoas que já foram infectadas por gripes na vida acabam desenvolvendo “sem querer”, uma proteção contra a Covid-19.  

Covid-19
Por que algumas pessoas não são infectadas pela Covid-19? Crédito: Corona Borealis Studio/Shutterstock

Já a segunda teoria aponta para alguns seres humanos que possuem dentro de suas células uma substância capaz de destruir o invasor, além de também destruir quaisquer células que tenham sido infectadas pelo invasor, impedindo a infecção.  

Diversos estudos explicam as duas teorias, mas todos eles voltam para uma questão chave: a genética. Existem pessoas que nasceram com determinada genética capaz de impedir a infecção pela Covid-19.  

Os pesquisadores agora buscam comprovar essas questões genéticas para conseguir até mesmo desenvolver novas vacinas capazes de neutralizar a Covid-19 de maneiras diferentes das já conhecidas. 

Via CNN Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.