Criado em 2001, o certificado digital é um recurso utilizado especialmente para autenticar e validar documentos em formato digital sem precisar reconhecer firma em cartório. 

Se precisar assinar um contrato eletrônico em PDF, por exemplo, o recurso serve tanto para comprovar a veracidade do documento como da sua assinatura.

Caso precise de um, que também pode ser usado para emitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e), saiba que o processo pode ser feito pela internet por meio das Autoridades Certificadoras, uma delas é a empresa estatal Serpro. 

Saiba como solicitar o seu seguindo os passos abaixo.

publicidade

Leia mais:

Como pedir o certificado digital

Passo 01: acesse a página da Serpro;

Passo 02: depois, dentre as opções oferecidas, selecione o certificado que corresponde à sua necessidade e clique em ‘Comprar’;

Como pedir o certificado digital
Imagem: Reprodução

Quais são as diferenças entre o certificado digital A1 e A3?

Enquanto o certificado A1 tem validade de um ano e não precisa de um dispositivo físico para ativação, o A3 oferece prazos de até 5 anos e funciona por meio de outro dispositivo de segurança externo, como um token, por exemplo.

Passo 03: em seguida, escolha como prefere emitir o certificado: por atendimento presencial ou videoconferência;

Como pedir o certificado digital
A emissão do certificado por videoconferência só é válida para quem tem biometria cadastrada no DENATRAN ou na Serpro. Imagem: Reprodução

Passo 04: preencha o campo abaixo com o seu CPF e clique em ‘Verificar’ para conferir se é possível prosseguir com o processo por videoconferência. Em caso positivo, clique em ‘Prossiga com a compra’.

Como pedir o certificado digital
Imagem: Reprodução

Vale ressaltar que é necessário se cadastrar para conseguir finalizar a compra, disponibilizando dados como CPF, nome completo e um endereço de e-mail.

Passo 06: volte à tela inicial e selecione novamente o certificado adequado. Em seguida, aceite os termos para prosseguir com o pagamento, que pode ser efetuado por cartão ou boleto.

Pronto! Por fim, ainda na página da Serpro, acesse “Área do cliente” > “Solicitação de certificado digital” > “Gerenciar”. Preencha o formulário para emitir o seu certificado e agende uma data para validar os seus dados por videoconferência.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!