No período da Páscoa, a Ferrero, fabricante do Kinder Ovo, anunciou o recall do chocolate em diversos países, depois de um surto de salmonella associados ao consumo do produto. Na maioria dos casos, os infectados são criança menores de 10 anos. Por mais que até tenha sido fechado uma fábrica na Europa, o Brasil não corre risco de infecção, pois os produtos comercializados no país não são fabricados no mesmo local.

A salmonella é uma bactéria que causa uma infecção chamada salmonelose, mais conhecida como intoxicação alimentar. Isso acontece por conta da ingestão de alimentos contaminados, ovos, carnes mal-cozidas, leite não pasteurizado, por exemplo. Também pode haver transmissão de pessoa para pessoa. Nessa situação, é importante manter os indivíduos afetados separados e com boas práticas de higiene.

publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, a salmonella pode causar dois tipos de doença: a salmonelose não tifóide e febre tifoid, que é mais grave e tem uma taxa de mortalidade maior que a salmonelose não tifoide. Os sintomas são dor de cabeça, febre, cólicas estomacais, diarreia, náuseas, cansaço e vômitos, que geralmente começam entre seis e 72 horas após a infecção, durando de quatro a sete dias

Kinder Surprise
Imagem: John New/Shutterstock

Mesmo sendo uma doença em que a maioria dos casos são leves, a salmonella pode desencadear complicações que resultam em internação hospitalar e até mesmo em morte. As chances maiores de morte são em crianças pequenas, idosos e pessoas com o sistema imunológico deficiente.

publicidade

O diagnóstico é por meio de exames laboratoriais por amostras de fezes, vômito ou utilizando os alimentos suspeitos consumidos. Os casos leves são tratados com repouso e ingestão de bastante água. Já em casos graves, é necessária a internação hospitalar.

Até o momento, não foi confirmada a ligação dos casos de salmonella com os chocolates, mas, as agências de saúde alertam para que não seja consumido os produtos afetados pelo recall. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acompanhando a situação e publicou uma resolução que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso dos produtos da marca Kinder de lotes fabricados pela empresa Ferrero na Bélgica.

publicidade

A Agência recomenda que se for para consumir os chocolates da marca Kinder, que verifiquem no rótulo os dados do fabricante do produto, evitando os que foram fabricados por: Ferrero Ardennes S.A – Rue Pietro Ferrero, 5 Arlon 6700 Belgium.

Inclusive, entre os produtos investigados estão o Kinder Surprise em formato de 20 gramas, Kinder Happy Moment e Kinder Mix com prazo de validade até final de agosto, e Kinder Schoko-Bons com prazo de validade entre o final de abril e o final de agosto. O nome Kinder Ovo é utilizado apenas para o produto comercializado no Brasil, e vale ressaltar que este não sofreu recall no país.

publicidade

Leia mais:

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!