A Nasa revelou detalhes do veículo que fará o transporte dos astronautas até a base de lançamento da Artemis, primeira missão lunar tripulada para Lua após 50 anos. O carro, considerado um dos mais futuristas, será 100% elétrico e ainda não tem um nome oficial. 

Carro futurista: Nasa revela detalhes de veículo que levará astronautas à base da missão Artemis. Imagem: Divulgação/Nasa
Carro futurista: Nasa revela detalhes de veículo que levará astronautas à base da missão Artemis. Imagem: Divulgação/Nasa

Desenvolvido pela startup norte-americana Canoo, o carro terá o formato de um casulo e será zero emissão de carbono. Serão fabricadas apenas três unidades que deverão estar prontas até junho de 2023, quando ocorrerão os primeiros testes. O veículo deverá percorrer 12 km com astronautas equipados a bordo – o trajeto vai do Centro de Operações Neil Armstrong até a plataforma de lançamento 39B. 

A missão tripulada Artemis tem o objetivo de levar o próximo homem à Lua e a primeira mulher, além da primeira pessoa negra. Contudo, isso não deve acontecer antes de 2024, ano oficialmente agendado para o histórico voo espacial. Antes disso, a agência pretende ainda realizar duas missões exploratórias, sem astronautas, como fase de testes – uma dessas deve ocorrer este ano.

Leia mais! 

publicidade

Segundo a Nasa, os veículos elétricos da Canoo substituirão a frota Astrovan, veículos desenvolvidos em 1983, de cor prateada, e que transportaram astronautas para ônibus espaciais. Nas últimas missões tripuladas, o trajeto foi realizado por veículos da Tesla, do bilionário Elon Musk, também dono da SpaceX. 

O Programa Artemis é umas das missões mais aguardadas no ‘mundo espacial’, desde os membros diretamente ligados ao projeto até os fãs do assunto. Recentemente, a possibilidade de ter o seu nome ao redor da Lua na missão elevou ainda mais o interesse no programa. A Nasa liberou inscrições para quem quer ter seu nome marcado no espaço enquanto a cápsula Orion circunda a Lua, etapa conhecida como Artemis I. Saiba mais aqui.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!