Quer voar com a Nasa ao redor da Lua? Bem, por enquanto, esse é um privilégio para os astronautas treinados e selecionados, mas a agência encontrou um jeito de conceder a qualquer pessoa do mundo a chance de ter seu nome marcado em uma das missões espaciais mais aguardadas dos últimos tempos: o programa Artemis, que tem como principal objetivo estabelecer a presença humana em nosso satélite natural novamente.

Nos preparativos para levar o ser humano novamente à Lua, a Nasa fará um voo não tripulado, e você pode fazer parte disso. Imagem: Artsiom P – Shutterstock

E para fazer parte disso, é infinitamente mais fácil do que participar dos longos e criteriosos processos seletivos aos quais os astronautas se submetem. Basta acessar o site da missão Artemis e fazer sua inscrição.

Ao clicar em “Get Boarding Pass” (Obter cartão de embarque), você será redirecionado ao formulário de inscrição, que é bem simples. Digite seu nome, sobrenome e uma senha de quatro a sete dígitos.

Imagem: site da Nasa – captura de tela

E pronto! Depois de clicar em “enviar”, você terá acesso ao seu cartão de embarque!

publicidade
Imagem: site da Nasa – captura de tela

Feito isso, seu nome será inserido em uma lista que será salva em um pendrive. O dispositivo estará a bordo da cápsula Orion que irá circundar a Lua na etapa do programa conhecida como Artemis I, que consiste em um voo não tripulado com duração estimada de 26 dias, previsto para acontecer entre maio e junho.

Nesse voo, o desempenho do foguete do Space Launch System (SLS) e da cápsula Orion serão avaliados pelos cientistas do projeto. Se tudo correr bem, a próxima etapa é a missão Artemis II, um voo tripulado com a mesma trajetória, mas duração de 10 dias, previsto para 2024. Já o primeiro pouso humano na Lua desde 1972, deve acontecer entre meados de 2025 e 2026.

Leia mais:

No próximo dia 17, o conjunto SLS-Orion deve ser posicionado em sua plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy (KSC) da Nasa, na Flórida, para o crucial “ensaio molhado”, teste que deve ser concluído antes de qualquer tentativa de lançamento. Nele, o foguete é levado à plataforma, preparado para lançamento e abastecido. Todo o processo segue como em uma missão real, até a contagem regressiva, porém sem o acionamento dos propulsores.

Seu nome também pode voar com a Nasa para Marte

Esta não é a primeira vez que a Nasa promove essa ação. Ao pousar em Marte, em 18 de fevereiro de 2021, o rover Perseverance não estava sozinho: ele foi acompanhado de 10,9 milhões de pessoas, cujos nomes foram coletados durante a ação “Send your name to Mars” (“Envie seu nome para Marte”) realizada pela Nasa durante o ano de 2019. 

Achou muito? Pois saiba que já existem mais de 21 milhões de reservas para o próximo voo para Marte (previsto para julho de 2026). E se você quiser estar entre esses milhões de “passageiros”, o procedimento é semelhante ao da viagem à Lua. 

Imagem: site da Nasa – captura de tela

Acesse o site da missão Mars 2020 e se inscreva para garantir sua reserva. Clique em “Sign Up For The Next Fly” (Inscrição para o próximo voo) para ser redirecionado ao formulário de inscrição.

Imagem: site da Nasa – captura de tela

Preencha com seu nome, sobrenome, país, código postal e email. Depois, é só clicar em “Envie meu nome para Marte”. Pronto! Seu cartão de embarque estará disponível para baixar e imprimir. E daqui a quatro anos seu nome estará voando rumo ao Planeta Vermelho!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!