Missão privada Ax-1 retorna à Terra após estadia na ISS

Missão operada e pilotada pela Axiom Space foi a primeira a envolver tripulação totalmente civil, sem afiliação a nenhuma agência espacial
Por Rafael Arbulu, editado por Acsa Gomes 25/04/2022 17h57, atualizada em 26/04/2022 15h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A missão Ax-1, a primeira viagem espacial com tripulação totalmente civil da história, retornou à Terra com a equipe sã e salva depois de uma estadia de 17 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A viagem foi operada (e bancada) pela empresa Axiom Space.

A nave Crew Dragon trouxe a equipe de quatro pessoa de volta à Terra nesta segunda-feira (25), em torno de 14h06 (horário de Brasília), pousando nas água do Oceano Atlântico e sendo satisfatoriamente recolhida pela SpaceX: “em nome de toda a equipe da SpaceX, bem-vindos de volta ao planeta Terra”, disse um transmissor a serviço da empresa.

Leia também

A tripulação consistiu de Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe – cada um pagando cerca de US$ 55 milhões (R$ 268,52 milhões) por seus lugares. Junto deles estava Michel López-Alegría, ex-astronauta da NASA e, hoje, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Axiom Space.

Vale lembrar a curiosidade: natural de Israel, Stibbe é a segunda pessoa do país a viajar ao espaço. O primeiro foi Ilan Ramon, que morreu no desastre do ônibus espacial Challenger, em 1986. Stibbe, segundo a Axiom Space, era seu amigo.

Apesar do caráter privado da missão, o comandante López-Alegría discorda da ideia de que a Ax-1 foi um “turismo de ricos ao espaço”. Segundo entrevista dada por ele antes de sair da Terra, a missão tinha todos os parâmetros de uma iniciativa de pesquisa alavancada pela NASA, só que em caráter de iniciativa privada.

E de fato, os integrantes desempenharam pesquisas – a maior parte dela, envolvendo o desenvolvimento de tecnologias a serem incorporadas futuramente pela Axiom Space em seus negócios. Ao todo, foram conduzidos 25 experimentos em campos de interesse como ciências humanas, saúde e Física, entre outras indústrias.

A Ax-1 deveria retornar no dia 19 de abril, mas o mau tempo aqui na Terra persistiu por mais seis dias, efetivamente impedindo a tripulação de retornar dentro do calendário.

Por causa disso, a NASA decidiu adiar o lançamento da missão Crew-4, a próxima a levar astronautas humanos para a ISS, até que eles retornassem. A Crew-4 agora deve sair na próxima quarta-feira, 27.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.