Não tomar a vacina da Covid-19 é um risco para quem recusa o imunizante e também para os outros, mesmo que esses estejam vacinados, indica um novo estudo publicado no CMAJ (Canadian Medical Association Journal ).

A pesquisa mostra que, mesmo em locais com altas taxas de vacinação, os não vacinados aumentam o risco de quem recebeu o imunizante pegar Covid-19. Os resultados comprovam aquilo que já é destacado pelas autoridades de saúde, de que a vacina da Covid-19 é uma proteção coletiva e não individual. 

publicidade

No estudo, os cientistas simularam uma mistura entre indivíduos vacinados e não vacinados. A conclusão é de que, quando não vacinados misturados com não vacinados, o risco para as pessoas vacinadas era menor. Quando pessoas vacinadas e não vacinadas se misturavam, um número grande de novas infecções ocorreram em pessoas vacinadas, mesmo em cenários onde as taxas de vacinação eram altas.

Não vacinados contra Covid-19

“Muitos oponentes dos mandatos de vacinas enquadram a adoção de vacinas como uma questão de escolha individual. No entanto, descobrimos que as escolhas feitas por pessoas que renunciam à vacinação contribuem desproporcionalmente para o risco entre aqueles que são vacinados”, explica no estudo o Dr. David Fisman, coautor da pesquisa.

publicidade

Leia também:

Os resultados se mantiveram semelhantes mesmo quando usadas simulações de vacinas com eficácia mais baixa, como em populações que não receberam dose de reforço. “Considerações sobre equidade e justiça para as pessoas que optam por ser vacinadas, bem como aquelas que optam por não ser vacinadas, precisam ser consideradas na formulação da política de vacinação”, dizem os autores.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!