Emojis de foguete, estrela e coração, com um Yes, alternando para coração, estrela e foguete. Assim começou o tuíte de Elon Musk sobre a compra do Twitter. A concretização do negócio revela mais um passo bem-sucedido do bilionário rumo aos seus ideais. Nesse caso, ele mostra que quer valorizar a democracia e os alicerces da liberdade de expressão. Pelo menos é o que vem pregando em suas postagens. 

A mais recente diz que “o discurso livre é o alicerce de uma democracia funcional, e o Twitter é a praça digital onde problemas vitais para o futuro da humanidade são discutidos”.  

publicidade

Um novo Twitter 

Apesar da compra ter sido anunciada oficialmente nesta segunda-feira (25), tudo indica que Elon Musk mudará vários aspectos da rede social. 

Além de ser administrado pela X Holdings, recém criada com foco neste fim, o bilionário já demonstra que tem vários planos de inovações na rede social. 

publicidade

Em seu tuíte mais recente, ele deixa claro que quer fazer do Twitter um local melhor do que nunca, aperfeiçoando o produto com novas funcionalidades. De que maneira?  

“Fazendo algoritmos de código aberto para aumentar a confiança (confiabilidade), derrotando os bots de spam e autenticando todos os usuários. O Twitter tem um tremendo potencial. Estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para destravar tudo isso”, escreveu Musk em seu primeiro tuíte após se tornar o dono da rede social. 

publicidade

Leia mais:

Mais um passo de sucesso

A compra por US$ 44 bilhões, o equivalente a quase R$ 210 bilhões, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração do Twitter, em uma reviravolta em relação ao cenário de duas semanas atrás. 

publicidade

Em pronunciamento oficial, o presidente do conselho independente do Twitter, Bret Taylor, deu o aval ao negócio e disse que todos entraram em um consenso. 

“O conselho do Twitter conduziu um processo cuidadoso e abrangente para avaliar a proposta de Musk com foco deliberado em valor, certeza e financiamento. A transação proposta proporcionará um prêmio substancial em dinheiro e acreditamos que é o melhor caminho a seguir para os acionistas do Twitter”, informou. 

Além do presidente do Conselho, outros acionistas também expressaram aprovação em relação ao negócio, todos cientes de que foi a melhor decisão para ambas as partes, como disse o CEO da rede social, Parag Agrawal.

A expectativa agora é sobre como o homem mais rico do mundo conduzirá a rede social. Especialistas do mercado financeiro acreditam que ele possivelmente manterá o comportamento centralizador como o verificado à frente da Tesla e SpaceX, mas certamente trará uma equipe altamente eficaz para ajudar na condução de seu novo empreendimento.  

Twitter vendido, e agora?

Apesar da compra anunciada, o negócio ainda precisa ser analisado por processos regulatórios. Segundo o sócio da Catarina Capital, José Augusto Albino, a empresa deve virar de capital fechado, com Musk assumindo o controle total, podendo indicar CEOs e diretores na condução estratégica da empresa.

“Historicamente, o perfil dele é bem centralizador como exemplificado nas outras empresas. Mas certamente trará um time robusto. É difícil prever o que vai acontecer. Ainda é muito cedo, mas o que podemos afirmar é que um estudo de gestão acontecerá e teremos que aguardar os próximos episódios. Mas agora o órgão antitruste dos EUA avaliará a negociação, mas certamente passará dentro do processo burocrático nos próximos meses”, analisou o especialista.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!