Dois pilotos tentaram trocar de avião no ar em um evento da Red Bull, mas as coisas não saíram como o planejado, e uma das aeronaves acabou caindo sem piloto. Ninguém se feriu no acidente, ocorrido no domingo (24) na cidade de Eloy, no estado americano do Arizona.

O evento Plane Swap (literalmente, “troca de avião”) basicamente se tratou de dois pilotos decolando cada um em seu respectivo Cessna 182 monomotor para fazerem o pouso na aeronave do outro. Os dois paraquedistas (Luke Aikins e Andy Farrington) tentaram fazer essa troca nas alturas – em uma façanha inédita.

Leia também:

Porém, apenas Aikins conseguiu chegar ao avião que estava sendo pilotado por Farrington e pousar. O outro paraquedista (os dois são primos) acabou não conseguindo completar sua tarefa. Agora, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos está investigando o acidente, compartilhado no YouTube pelo canal da USA Today:

publicidade

Mergulhando direto para o chão

O salto foi realizado pelos pilotos quando os aviões estavam a 12.100 pés de altura (mais de 3,6 mil metros do chão). As aeronaves foram posicionadas em uma espécie de mergulho, e contaram com freios aerodinâmicos personalizados, feitos para condições de velocidades de até 225 km/h.

Farrington acionou seu paraquedas e pousou com segurança em uma área remota. O avião descontrolado também contava com um paraquedas que se ativou automaticamente após chegar a uma certa altitude, acionado antes de tocar o solo.

A Red Bull solicitou permissão da FAA em fevereiro deste ano, detalhando as medidas para garantir a segurança de todos, incluindo vários testes e a escolha de um local remoto para o evento real. Um dia antes do evento, a agência alertou o organizador contra deixar os aviões vazios, dizendo que eles poderiam “continuar a realizar esta demonstração em conformidade com os regulamentos da FAA, incluindo um piloto adicional para cada avião”. A Red Bull não o fez e executou o evento de acordo com o plano original.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!