Depois de diversos adiamentos e pequenas incertezas de calendário (sim, diversos), tudo parece em ordem para o lançamento da missão Crew-4 que, segundo a NASA, sairá da Terra na próxima quarta-feira (27/4), com os processos iniciais de lançamento programados para as 4h52 (horário de Brasília).

Segundo uma atualização curta no blog oficial da agência espacial americana, todos os procedimentos finais de preparação para o lançamento (Launch Readiness Review, o famoso “só dê mais uma olhada nas coisas antes de executar”) foram confirmados e o sinal verde – que já era definitivo nas outras três mudanças de data – foi mais uma vez confirmado.

publicidade

Leia também

A tripulação da Crew-4 chegou à Flórida na última semana, aguardando desde então a confirmação de lançamento para a Estação Espacial Internacional
A tripulação da Crew-4 chegou à Flórida na última semana, aguardando desde então a confirmação de lançamento para a Estação Espacial Internacional (Imagem: NASA/Divulgação)

Com isso, a NASA e a SpaceX estão prontas para lançar a missão Crew-4 na madrugada de 27/4, levando quatro novos astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de uma nave Crew Dragon empurrada por um foguete Falcon 9, que sairá do completo de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

publicidade

A missão Crew-4 é tripulada pelos astronautas Kjell Lindgren, Robert Hines e Jessica Watkins (NASA) e Samantha Cristoforetti (ESA, a agência espacial europeia). Uma vez na a bordo da ISS, o time passará pelo menos os próximos seis meses conduzindo experimentos científicos no laboratório de microgravidade da estrutura orbital. A Crew-4 é parte do programa de tripulações comerciais da NASA, uma iniciativa que vê a agência abrir parceria com empresas privadas do setor aeroespacial para conduzir seus lançamentos e processos.

De acordo com a postagem, a expectativa meteorológica é de 90% de clima favorável, então tudo indica que “mau tempo” não será motivo para um eventual cancelamento.

publicidade

Ainda que Lindgren sirva como o comandante da missão por uma questão de senioridade, boa parte da atenção está sobre os ombros de Jessica Watkins: a astronauta será a primeira mulher negra a executar uma missão estendida no espaço, vivendo e trabalhando na ISS com possibilidade de ampliação de duração para até um ano.

“Eu penso ser importante reconhecer essa conquista de nossa agência e de nosso país, para sabermos que estamos construindo a fundação que foi iniciada por todas as mulheres negras astronautas que vieram antes de mim”, disse Watkins à rádio americana NPR em fevereiro deste ano. “Eu definitivamente me sinto honrada em ser uma pequena parte deste legado, mas também por ser um membro em pé de igualdade ao restante da equipe”.

publicidade

Vale lembrar que Watkins também foi convocada para o Programa Artemis, o ambicioso projeto espacial da NASA que ambiciona levar o homem de volta à Lua entre 2025 e 2026.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!