Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que é encorajador ver o número de casos e mortes da Covid-19 diminuir em todo o mundo, mas pediu cautela.  

Adhanom informou que na última semana foram registradas pouco mais de 15 mil mortes em decorrência da doença, o que representa o menor nível semanal de óbitos desde março de 2020.  

Leia também!

“Essa é uma tendência muito bem-vinda, mas que precisamos receber com certa cautela”, ressaltou o diretor da OMS. Adhanom apontou para o perigo na redução de testes de Covid-19. “Enquanto muitos países diminuem a testagem, a OMS vem recebendo cada vez menos informações sobre transmissões e sequenciamento.” 

publicidade

“Isso nos faz cada vez mais cegos para padrões de transmissão e evolução”, pontuou. “A ameaça de uma nova e perigosa variante da Covid-19 continua bastante real. E, mesmo com as mortes caindo, ainda não entendemos as consequências em longo prazo da infecção naqueles que sobreviveram”. 

Mortes por Covid-19 no mundo

Ao ser questionado sobre uma possível saída da União Europeia (UE) da fase emergencial da pandemia de Covid-19, o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, afirmou que este “não é o momento de perder foco no vírus, que continua a evoluir”.  

Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde
Covid-19: número semanal de mortes é o menor desde março de 2020, diz OMS. Imagem: Naresh111/Shutterstock

Ryan disse que acredita que a UE está adotando uma postura bastante calculada em relação a pandemia. “Acredito que a UE fará decisões com base em boa ciência e em bons dados”, afirmou ele em entrevista coletiva.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!