No último sábado (23), a República Democrática do Congo anunciou que está passando por um surto de ebola. O Congo já registrou outros 13 surtos da doença, um deles que foi encerrado em 2020 deixou mais de 2.300 mortos.  

O primeiro caso do novo surto foi registrado na cidade de Mbandaka. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente faleceu na última quinta-feira (21). O homem de 31 anos apresentou os primeiros sintomas de ebola no dia 5 de abril e, após uma semana se cuidando em casa, ele procurou um hospital.  

publicidade

Nesta terça-feira (26), a OMS apontou uma nova morte ligada a doença. O novo caso se trata de um familiar da primeira vítima. Todo o restante da família está sendo monitorada por autoridades de saúde.  

Vírus do Ebola
República Democrática do Congo declara novo surto de Ebola. Imagem: peterschreiber.media/iStock

De acordo com a OMS, testes genéticos mostram que estes casos de infecção se tratam de um “novo evento”, ou seja, não possuem relação com o último surto que foi declarado encerrado em dezembro.  

publicidade

Os novos casos são decorrência de transmissão de um animal infectado.  

O que é ebola?  

Também conhecida como Febre Hemorrágica Ebola, a doença com alta taxa de letalidade é transmitida por contado com secreção, fluído ou tecido de uma pessoa infectada. Até mesmo cadáveres podem transmitir o vírus.  

publicidade

Entre os principais sintomas da doença, estão: febre, dor de cabeça, diarreia, vômito, dor abdominal, dor nas articulações, dificuldade para engolir alimentos e tomar água, perda de apetite, falta de ar e cansaço.  

Leia também!

publicidade

Pacientes com a doença já em estado hemorrágico podem apresentar constantes sangramentos na mucosa da boca, nariz e gengiva. O sangue também pode ser encontrado na urina, fezes e vômito do paciente.  

A ebola não possui um tratamento específico e nem cura, os pacientes devem receber cuidados paliativos para evitar o agravamento da infecção. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!