O surto de hepatite infantil que já atingiu mais de 160 crianças no mundo causou a primeira morte. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não revelou nenhum detalhe sobre o paciente e confirmou apenas o óbito. Os casos da doença de origem desconhecida foram registrados nos Estados Unidos, na Europa e em Israel.

A maior parte dos pacientes infectados pela hepatite infantil possuem idades entre 1 e 5 anos. Até o dia 21 de abril, os casos da doença foram registrados no Reino Unido (114), Espanha(13), Israel (12), EUA (9), Dinamarca (6), Irlanda (5), Holanda (4), Itália (4), Noruega (2), França (2), Romênia (1) e Bélgica (1).

Hepatite infantil de origem desconhecida 

Os sintomas incluem principalmente dor abdominal, além de diarreia, vômito e pele e/ou olhos amarelados. “Estamos trabalhando com parceiros para aumentar a conscientização entre os profissionais de saúde, para que quaisquer outras crianças que possam ser afetadas possam ser identificadas precocemente e os testes apropriados realizados”, relatou a Meera Chand, diretora de infecções clínicas e emergentes da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA). 

Leia também!

publicidade

Chand apontou que estão sendo realizadas investigações para entender o que está motivando essa onda de infecção. Acredita-se que a Covid-19 e “outras infecções” podem ser consideradas como causa.   

A agência de saúde do Reino Unido ressaltou que o problema não possui nenhuma ligação com a vacinação contra o SARS-CoV-2, basta notar que muitas crianças afetadas ainda não são elegíveis para a imunização.   

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!