A autoridade de saúde da Dinamarca divulgou, nesta quarta-feira (27), um comunicado anunciando o fim da campanha de vacinação contra a Covid-19. O país é o primeiro em todo o mundo a tomar tal medida.  

De acordo com o comunicado, o país está com uma alta cobertura vacinal da população e o vírus causador da Covid-19 está sob controle. É estimado que a Dinamarca tenha vacinado 4,8 milhões de pessoas, o país tem uma população de aproximadamente 5,5 milhões de habitantes.  

publicidade

Leia também!

“Estamos em um bom lugar. Temos um bom controle da epidemia, que parece estar diminuindo. As taxas de admissão [ao hospital] estão estáveis e também esperamos que caiam em breve. Portanto, estamos completando o programa de vacinação em massa contra o covid-19.”, afirmou o gerente de unidade do Conselho Nacional de Saúde da Dinamarca, Bolette Soborg, ao portal CNBC.  

Soborg garantiu que os locais de vacinação continuarão abertos e aqueles que com mais de 40 anos que não tenham se vacinado poderão se imunizar na primavera e verão. O mesmo vale para as mulheres grávidas.  

A autoridade de saúde também afirmou saber que será necessário aplicar novas doses de reforço no outono local à medida que o SARS-CoV-2 continua a se modificar e criar novas variantes. 

Jovem toma vacina contra o coronavírus Covid-19
Dinamarca é o primeiro país do mundo a suspender campanha de vacinação contra Covid-19. Imagem: Studio Romantic / Shutterstock

Nesta semana, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que é encorajador ver o número de casos e mortes da Covid-19 diminuir em todo o mundo, mas pediu cautela

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!