Apesar do número de homens ainda ser predominante nas empresas de tecnologia, o setor de games vem verificando um crescimento exponencial na presença de mulheres, principalmente pelo fato delas estarem buscando mais qualificação nesse segmento. Sendo um dos setores que mais cresce no mundo, o mercado de games deve atingir cerca de R$ 1 trilhão até 2023, segundo dados da consultoria especializada Newzoo. 

Fora isso, as mulheres estão integradas com o universo dos jogos e já representam 53% dos gamers. Ou seja, elas estão cada vez mais inseridas neste universo e têm diferenciais como maior capacidade de organização e criatividade apurada.

publicidade

Duelo de titãs

Mas o espaço ocupado por desenvolvedoras de games ainda é tímido: das 14 maiores empresas globais de jogos, apenas 24% dos cargos são ocupados pelo sexo feminino. 

Estudo realizado pela consultoria International Data Corporation (IDC) aponta que apenas 5,8% das pessoas que ocupam cargos de desenvolvedores são mulheres.

publicidade

Diante disso, o mercado tem trabalhado para alterar um pouco este cenário. De acordo com a Abragames, já existem alguns movimentos para mudar a realidade e ajudar na ampliação de inclusão de mulheres, como certificações e selos para empresas que apoiam a diversidade por meio de contratação.

Segundo Rogério Felix, diretor de formação e desenvolvimento de games da ZION – considerado como uma das principais escolas na formação de desenvolvedores games – ,durante a pandemia, o número de mulheres buscando a qualificação em games, teve um aumento considerável. 

publicidade

“Nos últimos dois anos, a presença feminina em nossas unidades cresceu 15% e acreditamos que este número possa aumentar ainda mais”, estima o executivo.

mulheres gamers
Presença feminina no universo dos gamers aumenta a cada dia e elas já estão buscando qualificações para se destacarem na profissão de desenvolvedores de jogos. Imagem: Shutterstock

Pandemia acelerou crescimento do setor

A pandemia possibilitou uma maior aceleração do crescimento no mercado de games. Somente no Brasil, este número foi superior a R$10 bilhões em 2021, com alta de 5% em relação ao ano anterior, colocando o país líder em receita no setor na América Latina e o 12º no ranking mundial. Isso mostra o quanto as empresas estão em busca de desenvolvedores para atender a demanda de público.

publicidade

Leia mais:

Profissão promissora

A profissão de desenvolvimento de games é promissora com uma enorme procura e demanda de mercado para pessoas que estão devidamente qualificadas. “O setor de games, tem qualificado muitos profissionais e mesmo com esse grande desenvolvimento, ainda não é o suficiente para a área, pois empresas já reclamam da mão de obra”, diz Felix.

O crescimento do público feminino nos games tem causado um forte impacto, pois elas vem conquistando muito espaço e um importante evento foi realizado no mundo dos E-sports, sendo um deles o primeiro torneio da Fifa feminino da América Latina, realizado pela Women Up Games, voltado para a inclusão das mulheres.

Em meio a tantas oportunidades, Thaina Gama de Souza, 27 anos, ganhou o campeonato ZION Connection, tendo agora a oportunidade de trabalhar, por dois meses, na maior produtora de games da América Latina, chamada Kokku, localizada no Recife, capital do estado de Pernambuco. 

“A ZION contribuiu para a mudança da minha vida profissional. Temos que viver novas experiências e a ZION e Kokku me ofereceram isso e eu estou agarrando com unhas e dentes”, disse, animada com sua conquista. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!