Ao mesmo tempo em que a pandemia da Covid-19 impulsionou as vendas no e-commerce, ela também causou impactos em algumas indústrias, como no mercado de chips, que vem sofrendo com uma crise de escassez afetando diretamente a produção de videogames (entenda aqui os diversos motivos). No entanto, é inegável o crescimento no setor de jogos eletrônicos, que tem colocado consoles de última geração como PS5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch no topo do ranking de compra e venda

A procura, que alcança também jogos para PC, é uma tendência que provavelmente se estenda por 2022. Segundo a recente Pesquisa Game Brasil 2021, hoje, 72% dos brasileiros estão consumindo jogos com frequência, ou seja, 7 a cada 10 brasileiros jogam videogame.

publicidade

Leia mais!

Neste âmbito, o isolamento social foi um dos maiores responsáveis pelo aumento, já que ainda segundo o estudo, 75,8% dos gamers brasileiros passaram a jogar mais no período; 51,5% participaram de mais partidas online com amigos, 60,9% consumiu mais conteúdo ligado a jogos e 42,4% afirmaram ter gastado mais dinheiro em games. 

publicidade

“Com o número cada vez maior de pessoas interessadas em games, muitos estabelecimentos começaram a pensar em ações para atender esse público, e suprir a alta demanda. O mesmo aconteceu no marketplace, com muitos sites de olho nessa tendência”, explicou o CEO da Petina Soluções Digitais, Rodrigo Garcia. 

Pensando nessa escalada, o Olhar Digital separou, com a ajuda de Garcia, cinco dicas para você que está pensando em comprar um novo jogo na internet. Os conselhos também valem para os consoles, já que o PS5 pode estar voltando, com sorte, as prateleiras.

publicidade
Banner mostra todos os jogos disponibilizados pela Sony na coletânea PlayStation Plus Collection, incluindo clássicos como Batman: Arkham Asylum, God of War, Days Gone e Bloodborne
Vai comprar um novo jogo na internet? Confira 5 dicas para aquisição segura e vantajosa. Imagem: Sony/Divulgação

Confira abaixo cinco dicas para comprar games pela internet 

  1. Compare preços e dê chances aos marketplaces 

Todo mundo já sabe que comprar pela internet é bem mais vantajoso no quesito preço, no entanto, a pesquisa é essencial. “Uma dica que sempre dou é optar por comprar via marketplaces,  como o Mercado Livre e Kabum, por exemplo, em vez de diretamente em um site de vendas. Isso porque, além do valor diferenciado, o marketplace dá mais garantias de que o produto chegará à sua casa em bom estado, além da segurança em caso de extravio ou outro problema”, disse o CEO. 

  1. Fique atento aos produtos falsos e aos comentários de consumidores 

Outra dica é ficar atento ao site em que for realizar a compra, sempre buscando as avaliações para se certificar de que o produto será mesmo entregue, e que não seja falsificado.  
 
“Em se tratando de games, a procedência torna-se um quesito ainda mais relevante, pois é um segmento em que as falsificações são muito comuns. Por isso, é fundamental checar as informações e a reputação dentro do marketplace antes de adquirir o produto, para não ter dor de cabeça depois”, recomendou Garcia. 

publicidade
  1. Jogos digitais; a melhor opção 

Opte pelos jogos digitais, já que eles têm um custo-benefício melhor em comparação aos modelos físicos. “Diversos marketplaces oferecem essa versão para venda. Além de mais baratos, outra vantagem é não precisar esperar o produto chegar em sua casa. O consumidor compra e já pode jogar de imediato, sem atrasos ou demora no recebimento”, disse o especialista. 

  1. Aguarde o hype dos lançamentos 

Quando um jogo acaba de ser lançado, geralmente o preço costuma ser elevado, já que é um item cobiçado. “Por isso, sempre convém esperar algumas semanas após o lançamento, dessa forma é possível adquirir o produto com o preço mais acessível”, orientou. 

  1. Promoções e cupons de desconto são bem-vindos 

Sempre pesquise e busque por promoções e cupons de desconto. O benefício pode adicionar uma boa vantagem no valor final da compra. Nos marketplaces, há sempre uma grande variedade de cupons. “Por isso, é válido monitorar as promoções do produto que deseja adquirir”, finalizou o especialista. 

A Petina Soluções Digitais é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Fundada em 2015, a companhia é considerada uma das principais consultorias do Mercado Livre, na categoria Platinum, e em seu tempo de atividade já faturou mais de R$ 6 milhões em vendas mensais nos marketplaces e e-commerces próprios.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!