Ford investe em corredor exclusivo para carros autônomos conectados em 40 km de rodovia

Ford participa de investimento milionário para uma startup com projeto de corredor dedicado em rodovia para veículos autônomos conectados
Por Ronnie Mancuzo, editado por Neil Patel Brasil 29/04/2022 16h49, atualizada em 12/06/2022 11h44
Ilustração da Cavnue de trecho exclusivo em rodovia com corredor dedicado para veículos autônomos conectados
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A startup Cavnue está desenvolvendo um corredor conectado inédito para carros autônomos em Michigan (lar de 75% do investimento em P&D automotivo dos EUA) e acaba de levantar um investimento milionário liderado pela Ford. A montadora participou dos US$ 130 milhões (algo acima dos R$ 642 milhões) obtidos pelo projeto a ser desenvolvido ao longo de um trecho de 40 km da rodovia interestadual americana I-94.

Mais precisamente, o corredor estará dedicado a veículos autônomos conectados (CAVs) trafegando entre as cidades de Detroit e Ann Arbor. Futuramente, a ideia é aumentar ainda mais o projeto, inclusive com a expectativa de expansão para todos os Estados Unidos.

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Corredor para carros autônomos terá tráfego mais eficiente

O trecho terá como base tecnologias como a comunicação de veículo para infraestrutura, atuando de forma a auxiliar na orientação de carros e caminhões em áreas movimentadas e no tráfego mais eficiente. “Vamos provar ao mundo que podemos criar um ambiente operacional para veículos avançados que é mais seguro e eficiente do que apenas uma rodovia normal”, disse Tyler Duvall, CEO da Cavnue.

Com a Ford sendo um de seus principais patrocinadores, a startup vai usar veículos Ford e os próprios sistemas de direção autônoma da montadora para desenvolver e demonstrar o corredor conectado. A equipe técnica da Ford ajudará a Cavnue a entender os requisitos de fabricante de equipamento original (OEM) e a acelerar o desenvolvimento da infraestrutura digital necessária para a comunicação com os CAVs, incluindo a definição de mensagens, requisitos de detecção e protocolos.

Por ora, Duvall ainda está em diálogo com os legisladores americanos (para detalhes e permissões legais sobre o corredor na rodovia). O executivo espera que essas questões estejam resolvidas até 2024 ou 2025, antes de realmente iniciar um programa piloto.

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Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

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Neil Patel Brasil é redator(a) no Olhar Digital