A Einride, especializada em tecnologia de frete, anunciou a experiente caminhoneira Tiffany Heathcott como a primeira pessoa no mundo a exercer a função de operadora a distância de um caminhão autônomo. Segundo a empresa sueca, esta é a criação de um tipo totalmente novo de trabalho de transporte, baseado no suporte a um veículo Einride Pod elétrico sem cabine.

Heathcott estará munida de toda a sua experiência como veterana nas estradas dirigindo caminhões de carga para assumir a ocupação. Para reforçar: a caminhoneira não vai efetivamente dirigir o veículo, mas sim supervisionar o caminhão a distância, otimizando suas rotas autônomas.

publicidade

Leia também:

Um “caminhoneiro” para vários caminhões

Tiffany conhecendo o caminhão
Imagem: Divulgação/Einride

Essa estratégia, de acordo com a Einride, permitirá que os operadores forneçam suporte operacional a vários Pods ao mesmo tempo. Heathcott e os trabalhadores que a seguirão terão como principal tarefa garantir que os caminhões autônomos funcionem de maneira ideal e segura, usando os sistemas de condução automatizada da empresa.

Um pequeno vídeo do YouTube mostra Heathcott conhecendo o Einride Pod, apelidado de “Bruce”, e iniciando seu treinamento. Tendo experimentado a nova função, a caminhoneira nascida no estado americano do Texas diz estar confiante de que muitos caminhoneiros vão querer fazer a mesma mudança que ela.

Heathcott elogia as condições de trabalho favoráveis ​​ao estilo de vida da operação do Pod remoto, bem como as vantagens de sustentabilidade associadas ao frete elétrico e autônomo. Para se tornar um operador remoto desses veículos, os candidatos devem passar por um programa de trainee completo, que inclui treinamento supervisionado e testes em todos os vários modos de operação e protocolos de segurança.

A sueca Einride foi fundada em 2016 e desenvolve soluções de mobilidade comercial eletrificada e caminhões autônomos Classe 8 (classificação americana para veículos voltados ao transporte rodoviário de longa distância). O Pod é um caminhão totalmente elétrico e sem motorista desenvolvido pela empresa, que iniciou os testes em estradas públicas na Suécia em 2019 – a Einride começou a atuar também nos Estados Unidos em novembro de 2021.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!