Seja em um domingo, segunda ou sexta, o Dia do Trabalho jamais passaria despercebido pelo Google: neste domingo (1), o doodle da página inicial do maior buscador do mundo está com uma homenagem ao primeiro de maio. Para marcar a data, o logo do gigante da tecnologia traz mãos de trabalhadores em diversas funções, da agricultura à culinária, passando pela indústria e prestações de serviços. 

Uma data de luta 

O Dia do Trabalho é resultado de uma manifestação ocorrida em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando trabalhadores fizeram uma manifestação nas ruas da cidade em busca de diversas reivindicações. 

greve hollywood
Conquistas foram reflexo de protestos, como esse que ocorreu em Hollywood em busca de melhores condições de trabalho. Imagem: IATSE/Reprodução

Leia mais:

Entre elas, estavam a redução da carga horária de trabalho, de 12h para 8h diárias, além de melhores condições nos ambientes das fábricas. Neste mesmo dia, os trabalhadores norte-americanos fizeram uma greve geral no país. 

publicidade

Esses protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Nos dias 3 e 4 de maio, manifestantes e policiais entraram em conflitos, o que acabou resultando em mortes e em dezenas de pessoas feridas. A data se tornou feriado na França, em 1919.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!