Uma pesquisa recém publicada na revista PNAS, demonstrou como uma pequena molécula, com o nome de microRNA-137 (miR-137), que ajuda a regular a hipocretina, o hormônio com um papel fundamental na regulação do sono. Comandada pela professora Birgitte Kornum, o estudo revelou que para ter um sono normal tem que ter a quantidade certa de hipocretina no cérebro e também no momento certo.

O grupo de cientistas combinou testes em camundongos, peixes-zebra e células humanas para ver como o microRNA regula os processos celulares. Isso porque as pessoas que sofrem de insônia podem ter muita hipocretina no cérebro, enquanto as que sofrem de narcolepsia têm pouco. A suspeita é que a hipocretina tenha um papel na depressão, TDAH e outros transtornos mentais.

“Embora o miR-137 também seja encontrado em outros partes do corpo, é especialmente aumentado no cérebro”, explicou Kornum. De acordo com ela, esta é a primeira vez que um microRNA é associado à regulação do sono, sendo possível até herdar uma variante do miR-137 que coloca a pessoa com maior chance de sentir sono durante o dia.