O lançamento da missão Artemis 1 foi adiado diversas vezes, previsto originalmente para abril, problemas com testes acabaram adiando para maio e agora, com atrasos no chamado “ensaio molhado”, o foguete lunar deve ser lançado apenas em agosto, após a realização dos testes finais em junho.

De acordo com o Space.com, relatórios indicam que a nova data vai permitir finalmente a realização do “ensaio molhado”, considerado o teste final antes do lançamento. O ensaio até chegou a começar em abril, mas problemas incluindo uma válvula presa na torre de lançamento e vazamento de hidrogênio acabaram paralisando os testes, que devem ser retomados em junho.

publicidade

“Estamos olhando agora para o próximo ensaio molhado do início a meados de junho”, disse Jim Free, administrador associado da Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração na sede da NASA em Washington.

Missão Artemis 1

O “ensaio molhado” é a chance de refinar procedimentos de contagem regressiva e validar modelos críticos e interfaces de software. Com ele, os engenheiros podem atingir os objetivos de testes críticos para o sucesso do lançamento da missão Artemis 1.

Leia mais:

O  Programa Artemis visa estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis. Nesta missão inicial,  a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês. 

Se tudo correr bem, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um projeto semelhante ao redor da Lua, no ano de 2024. Assim, em 2025 ou 2026, a Artemis 3 vai pousar astronautas perto do polo sul lunar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!