A Axiom Space completou com sucesso na manhã desta sexta-feira (8) a primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento ocorreu no tempo previsto, às 12h17, pelo horário de Brasília, partindo da Plataforma de Lançamento (Pad) 39A, no Centro Espacial Kennedy (KSC) da NASA, na Flórida. 

Veja como foi:

A bordo da cápsula Crew Dragon Endeavour, no topo de um foguete reutilizável Falcon 9, da SpaceX, estão três tripulantes pagantes e um funcionário da empresa, Michael López-Alegría, ex-astronauta da NASA que é o comandante do voo que está levando os astronautas para uma estadia de oito dias a bordo da ISS.

Quase três minutos após o lançamento, houve a separação do primeiro estágio do foguete, que pousou verticalmente em uma das balsas-drone da SpaceX posicionadas no Oceano Atlântico, na costa da Flórida.

publicidade

Em seguida, foi a vez do segundo estágio do foguete Falcon 9 se separar da cápsula Dragon, que levará cerca de 20 horas para acoplar no laboratório orbital. Antes disso, os astronautas entram em um período de descanso de aproximadamente 10 horas até os procedimentos de atracação começarem, na manhã de sábado (9).

Da esquerda para a direita: Larry Connor, Michael López-Alegria, Mark Pathy e Eytan Stibbe, os tripulantes da missão Ax-1, da Axiom Space. Imagem: Axiom Space/Divulgação

Além de López-Alegria, fazem parte da missão o magnata imobiliário e piloto acrobático Larry Connor, além do empresário de música e sustentabilidade Mark Pathy e do investidor e ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe, como especialistas em missão. 

Leia mais:

Tripulantes da primeira missão privada à Estação Espacial Internacional são considerados astronautas

Por executarem funções durante a missão, eles podem ser chamados de astronautas, ao contrário daqueles que vão exclusivamente a passeio – que são considerados somente turistas espaciais.

Eles vão se juntar às sete pessoas que atualmente vivem e trabalham no laboratório orbital:  três astronautas americanos (Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn), o astronauta alemão Matthias Maurer e três cosmonautas russos (Sergey Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveev).

Originalmente planejada para o dia 30 de março e, depois, reprogramada para o dia 3 de abril, a missão Ax-1 sofreu mais duas remarcações. A tripulação seguiria para a ISS na quarta-feira (6), mas, em virtude dos atrasos ocorridos no ensaio molhado do megafoguete lunar SLS, da NASA, teve o voo adiado para esta sexta-feira.

A SpaceX também tem outra missão tripulada marcada para este mês: no dia 20, a Crew-4 enviará quatro astronautas (três da NASA e um da Agência Espacial Europeia – ESA) para uma longa estadia na ISS.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!