Pesquisadores do Stevens Institute of Technology, nos Estados Unidos, inventaram um novo dispositivo scanner capaz de detectar o câncer de pele. De acordo com o estudo, a ferramenta apresentou uma eficácia de 97% na detecção de tecido canceroso.  

O novo dispositivo utiliza uma tecnologia de imagem de onda milimétricas de alta resolução, esse tipo de tecnologia é parecido com aquela utilizada nos sistemas de varredura utilizados para imagens de segurança de corpo inteiro em aeroportos.  

Leia também!

O dispositivo já havia sido testado anteriormente, mas apenas em tecidos cancerosos de laboratórios. O novo estudo comprovou a capacidade do scanner reconhecer tecido saudável em seres humanos.  

publicidade

Durante os testes, o dispositivo disponibilizou resultados para a detecção de câncer de pele em até 20 segundos. Agora, os pesquisadores buscam uma maneira de miniaturizar a ferramenta e transformá-la em um produto portátil de baixo custo.

“Estamos criando um dispositivo de baixo custo que é tão pequeno e fácil de usar quanto um celular, para que possamos trazer diagnósticos avançados ao alcance de todos”, disse Negar Tavassolian, pesquisador do projeto. “Isso significa que os médicos podem integrar diagnósticos precisos em exames de rotina e em última análise, tratar mais pacientes.” 

Dermatologista examinando câncer de pele
Cientistas inventam novo scanner capaz de detectar câncer de pele. Créditos: Shutterstock

Foram analisados 71 pacientes com 136 lesões cutâneas suspeitas, após as avaliações por imagem, os tecidos passaram por biópsia. O aparelho apresentou 98% de eficácia na identificação de lesões benignas ou malignas, e 97% de sensibilidade. 

Via: Scientific Reports 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!