Nesta segunda-feira (9), a Uber anunciou um novo recurso no aplicativo que permitirá que um usuário faça um pedido de viagem para outra pessoa. Inicialmente, a novidade será um piloto e já tem até um nome: “viagem para convidados”. Ao acessar o botão, será possível inserir o nome e telefone do convidado, com todos os dados sendo informados ao motorista, ou seja, o foco é na segurança de ambas as partes.  

Testes iniciais 

Por enquanto, a “Viagem para Convidados” estará disponível apenas em sete cidades: Fortaleza, Natal, Recife, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís e Sorocaba (SP).

O convidado também receberá em seu smartphone ou celular todas as informações necessárias para embarcar na viagem (nome do motorista, cor, modelo, marca e placa do veículo). 

Leia mais:

publicidade

As viagens solicitadas dessa forma podem ser tanto pagas em dinheiro pelo convidado quanto em cartão pelo titular da conta que realiza a solicitação.  

uber passageiro
Agora é oficial: Uber lança recurso para usuários pedirem viagens para amigos e familiares, mesmo que não estejam cadastrados no aplicativo; há várias novidades de segurança. Imagem: Nrqemi/Shutterstock

“Sabemos que as pessoas hoje já pedem viagens para amigos e familiares pelos mais diversos motivos: pode ser que a pessoa esteja sem bateria ou sem celular naquele momento, que não tenha o aplicativo instalado ou que não tenha familiaridade com essa tecnologia, entre muitas outras razões”, explica Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber. 

“Então queremos que o usuário informe isso dentro do app, tanto para que seu convidado possa receber em outro dispositivo as informações de que precisa para embarcar, se for o caso, quanto para que o motorista tenha tranquilidade que a viagem será realizada por quem ele viu no cartão de ofertas ao aceitar a solicitação”, diz Almeida

Para os motoristas parceiros, além de poder ver o nome de quem efetivamente realizará a viagem no cartão de ofertas, depois de aceitar a viagem e abrir a tela com detalhes do usuário, o recurso mostrará que se trata de uma viagem pedida para um convidado, tornando a origem da solicitação ainda mais transparente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!