Coronavírus

Saiba para quem é recomendada a quarta dose da vacina contra Covid-19, segundo a OMS

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares
10/05/22 19h40, atualizada em 11/05/22 09h10
Foto de pessoa sendo imunizada contra a Covid-19

BaLL LunLa/Shutterstock

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a quarta dose da vacina contra a Covid-19 deve ser direcionada apenas para idosos e pessoas imunocomprometidas, aquelas que possuem o sistema imunológico comprometido.  

“Não há dados específicos que justifiquem recomendar a quarta dose de forma mais ampla”, contou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, em entrevista coletiva.  

Leia também!

“Sabemos que em alguns grupos a imunidade diminui rapidamente. Se você é mais velho ou tem uma doença que afeta o sistema imunológico, se está em tratamento de tireoide, usa medicação contra o câncer ou tem diabetes grave, então o sistema imunológico não responde bem e uma quarta dose pode ajudar”, aconselhou Swaminathan. 

A cientista alertou que as duas doses iniciais e um reforço oferecem “uma resposta imunitária mais completa e mais forte, pelo que consideramos que a primeira fase da vacinação é composta de três doses”. 

Swaminathan afirmou que o restante da população não precisa, por enquanto, receber uma quarta dose da vacina. A representante ainda fez questão de lembrar que existe uma grande parte da população mundial que não tem acesso as vacinas.  

Covid-19: OMS recomenda quarta dose da vacina para idosos e imunocomprometidos. Crédito: Melinda Nagy/Shutterstock

“Na África, apenas 26% da população com mais de 60 anos recebeu doses, e isso é muito preocupante porque em qualquer surto futuro, como o que estamos vendo em alguns países, esse grupo estará em risco de desenvolver doença grave”, disse ela, que informou ainda que apenas 15% da população local recebeu duas doses do imunizante.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags