Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás conseguiram descobrir uma nova linhagem do sorotipo 2 do vírus da dengue no Brasil. A descoberta foi feita em fevereiro em uma amostra de Aparecida de Goiânia (GO).  

Denominado genótipo cosmopolita, a nova linhagem já havia sido registrada em surto no Peru em 2019, segundo a Fiocruz. Essa linhagem é mais presente na Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África.  

publicidade

Leia também!

O vírus da dengue possui quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2.

publicidade

“O sorotipo 2 tem um potencial maior de causar formas graves da dengue. Ela pode fazer com que o organismo da pessoa tenha uma doença mais exacerbada, principalmente com diminuição de plaquetas. A pessoa pode ter derrame pleural no pulmão de uma forma mais exacerbada. São sintomas que já são conhecidos da dengue, mas potencializados”, explicou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás.  

“Mundialmente, ele é muito mais distribuído e causa mais casos do que o genótipo asiático-americano, que circula no Brasil há anos. O quadro global indica que a linhagem cosmopolita tem capacidade de se espalhar facilmente”, relatou o coordenador da pesquisa, Luiz Carlos Júnior Alcantara, pesquisador do Laboratório de Flavivírus do IOC/Fiocruz. 

publicidade
Mosquito da dengue sobre a pele
Fiocruz encontra nova linhagem da dengue no Brasil. Imagem: Shutterstock

As autoridades de Saúde descartam a hipótese de a nova linhagem ter ligação direta com o grande número de casos de dengue registrados no Estado. A Fiocruz também descarta essa associação. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!