Medicina e Saúde

Estudantes morrem após tomarem remédio estimulante falsificado nos EUA

11/05/22 10h09
Vacina em comprimido começa a ser testada por empresa de Israel

Imagem: Stvep (Pixabay)

Dois estudantes universitários morreram nos Estados Unidos após tomarem um remédio estimulante cognitivo falsificado. Os alunos da Universidade de Ohio consumiram pílulas falsas de Adderall, um medicamento muito utilizado de forma indiscriminada por quem busca um desempenho cognitivo melhor.

De acordo com a CBS News, a pílula consumida pelos jovens na verdade tinha Fentanylm um opióide criado para dor e anestesia considerado cerca de 100 vezes mais potente que a morfina. O uso do produto acabou causando a morte dos estudantes. 

“Devido à sua potência e baixo custo, os traficantes têm misturado fentanil com outras drogas , incluindo heroína, metanfetamina e cocaína, aumentando a probabilidade de uma interação fatal”, disse uma nota do Departamento Antidrogas dos Estados Unidos (DEA).

Em uma mensagem para os alunos da universidade, uma das diretoras da instituição, Melissa Shivers disse que: “Esteja ciente da possibilidade de contaminações inesperadas ou de como as drogas podem interagir de forma insegura com o álcool. Drogas contaminadas podem resultar em uma reação grave e inesperada, incluindo a morte, de apenas um uso”.

Estudantes morrem após tomarem falso estimulante

O Adderall se tornou muito popular nos EUA justamente por agir no sistema nervoso central e causar reações que podem ajudar na concentração e na redução do cansaço. No entanto, essas características fazem com que o estimulante cause um alto nível de dependência e seu uso recreativo é proibido.

Leia mais:

O medicamento é indicado para o tratamento de pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e é composto pela mistura de uma série de sais de anfetamina. No Brasil o Adderall não possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por tanto não pode ser comercializado. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags