Cientistas encontram insumos de plásticos e inseticidas em mulheres grávidas

Por Edson Kaique Lima, editado por Lucas Soares 12/05/2022 06h25, atualizada em 12/05/2022 09h21
Ministério da Saúde pede suspensão da vacinação de grávidas sem comorbidades
Imagem: Pexels/Pixabay
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo da Universidade da Califórnia em São Francisco encontrou evidências de uma ampla gama de produtos químicos no organismo de mulheres grávidas nos Estados Unidos. Entre os compostos encontrados, havia desde insumos para a produção de plásticos, até inseticidas.

Os pesquisadores analisaram produtos químicos contemporâneos e emergentes, sendo que muitos desses têm efeitos no organismo humano ainda desconhecidos pelos cientistas. Ou seja, os pesquisadores ainda não sabem quais problemas de saúde podem ser causados por essas substâncias nas grávidas

Recorte populacional das grávidas

Alguns produtos químicos eram mais comuns em determinados subgrupos da população dos Estados Unidos. Por exemplo, os hispânicos eram mais propensos a ter alguns ingredientes usados na produção de plástico no organismo, como certos tipos de ftalatos, parabenos e bisfenol.

Leia mais:

Já os participantes com diploma universitário eram mais propensos a ter no organismo um certo tipo de benzofenona e fungicida, quando comparados a participantes com níveis menores de educação formal. Porém, todas as pessoas eram expostas a todos os tipos de produtos químicos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.