Coronavírus

Coreia do Norte confirma 1ª morte por Covid-19 desde o início da pandemia

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares
13/05/22 10h14, atualizada em 13/05/22 20h11
Variantes levaram caos a todo o país mortes

A Coreia do Norte confirmou sua primeira morte por Covid-19 nesta sexta-feira (13). Este é o primeiro óbito registrado pelo país desde o começo da pandemia.

O anúncio da primeira morte surge um dia depois do país comandado por Kim Jong Un confirmar que está vivendo uma “grave emergência nacional” com seu primeiro surto de Covdi-19.  

Leia também!

No início da pandemia, o país decretou um bloqueio severo com o exterior e, até então, não havia admitido nenhum caso da doença. A agência de notícias oficial apontou que as amostras coletadas são compatíveis com a variante Ômicron.   

As novas normas afirmam que fábricas, estabelecimentos comerciais e residências devem permanecer fechados para bloquear “de maneira impecável a propagação do vírus maligno”, disse a agência.   

O objetivo é “eliminar a raiz no menor tempo possível”. “Kim garantiu que, devido ao alto nível de conscientização política da população, superaremos com toda segurança a emergência e teremos êxito com o plano de quarentena de emergência”, acrescentou.   

Coreia do Norte confirma 1ª morte por Covid-19 desde o início da pandemia. Imagem: Quatrox Production/Shutterstock

Os comunicados emitidos pelo país não informam quantos casos foram reportados. No entanto, especialistas afirmam que, para Coreia do Norte admitir uma situação de emergência da Covid-19, o número de casos deve ser significável.   

O que mais preocupa na situação da Coreia do Norte é a falta de informações sobre o país, inclusive sobre a vacinação. Analistas apontam que, provavelmente, nenhum dos 25 milhões de habitantes foi vacinado contra a Covid-19, isso porque o país rejeitou a oferta de imunizantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Rússia e da China.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags