Por mais que não seja uma prática nova, o termo ‘reduflação’ voltou a ganhar fama nos tempos atuais, principalmente por conta do alto índice de inflação. Isso porque os preços aumentaram e assim, o fenômeno ficou mais evidente nas prateleiras dos mercados, além das inúmeras reclamações na internet.

A tática da indústria consiste em reduzir a embalagem ou o peso dos pacotes, ao mesmo tempo em que os preços dos produtos continuam iguais ou até mesmo maiores. A estratégia para evitar a queda das vendas ganhou o apelido, “reduflação”: a inflação pela redução do peso ou pelo encolhimento dos produtos.

Essa prática tem sido observada em alimentos, guloseimas e até produtos de limpeza de diversos fabricantes. Por exemplo: o biscoito Nesfit com aveia teve redução de peso de 20%; o amendoim crocante Pettiz encolheu de 90g para 70g; o pacote pequeno de cookie Toddy teve redução de 5%; o sabão Omo embalagem econômica diminuiu de 4kg para 3,8kg; e a caixa de fósforos da marca Fiat Lux agora vem com 200 unidades, 40 palitos a menos.

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Fonte: g1

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