Se já foi lindo ver de casa, imagine então como seria ver o eclipse lunar de pertinho. Agora você pode saber como foi para os astronautas da Estação Espacial Internacional desfrutar da vista impressionante da ‘Lua de Sangue’ que aconteceu na noite de 15 de maio.

Isso porque a astronauta europeia Samantha Cristoforetti compartilhou vários cliques e mostrou diferentes estágios do eclipse lunar. “Você teve a sorte de poder ver o eclipse lunar na noite passada? Nós tivemos!”, tuitou Cristoforetti. A fase do eclipse total, que é quando a lua está completamente coberta pela umbra, durou 85 minutos, sendo a mais longa em 33 anos. 

publicidade

A Estação Espacial Internacional completa uma órbita ao redor da Terra a cada 90 minutos, com isso, os astronautas tiveram a chance de ver várias rodadas do espetáculo. O eclipse começou no último domingo (15) e terminou na madrugada de segunda-feira (16).

Algumas das imagens mostram a lua escurecida vista através dos painéis solares da estação espacial. “Uma lua parcialmente eclipsada brincando de esconde-esconde com nosso painel solar”, brincou a astronauta. Confira as fotos que ela publicou no Twitter:

publicidade

‘Lua de Sangue’: confira imagens do eclipse lunar

Neste domingo (15) aconteceu um grande e verdadeiro espetáculo astronômico, conhecido como ‘Lua de Sangue’. O eclipse lunar total pôde ser visto do Brasil e também por toda a América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia

Muitos observatórios astronômicos fizeram fotos e vídeos do fenômeno, como o Observatório Espacial Heller & Jung, que enviou as imagens abaixo em cortesia para o Olhar Digital.

publicidade
Imagem: Observatório Espacial Heller & Jung

Veja mais fotos na reportagem completa do Olhar Digital.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!