Uma ponte feita em aço e completamente impressa em 3D foi instalada no centro de Amsterdã, na Holanda. Fruto de um projeto de quatro anos conduzido pela empresa MX3D, a ideia é a de que ela seja um “laboratório vivo”, com cientistas coletando informações de tráfego de pedestres por meio de vários sensores instalados ao longo de seu curso.

Segundo a Faculdade Imperial de Londres, que ficará encarregada de analisar as informações armazenadas, o objetivo é avaliar a saúde da ponte em tempo real, identificando eventuais quedas no grau de estabilidade ou resistência.

Leia também

Foto mostra a ponte feita em impressão 3D na Holanda, sendo instalada por uma grua robótica com uma série de cabos conectados
A ponte feita em impressão 3D no Bairro da Luz Vermelha, na Holanda, é a primeira de seu tipo e traz sensores que medem sua saúde ao longo do tempo. Imagem: Imperial College of London/Divulgação

A ponte feita em impressão 3D contará com uma “gêmea” virtual, segundo a divulgação feita em conjunto pela instituição e a empresa holandesa, com a qual os cientistas poderão confrontar testes e dados obtidos a fim de estabelecer previsões analíticas a longo prazo. Segundo eles, essas informações poderão, ainda, ajudar na construção de outros projetos do tipo no futuro.

publicidade

“Uma estrutura de metal impressa em 3D, grande e forte o suficiente para sustentar o tráfego de pedestres, nunca foi construída antes”, disse o professor Leroy Gardner, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade Imperial. “Nós testamos e simulamos essa estrutura e seus componentes durante todo o processo de impressão e, uma vez completada, é fantástico vê-la aberta ao público”.

O doutor Craig Buchanan, também da mesma instituição, ecoa esse sentimento: “Nós estamos ansiosos para continuar esse trabalho, conforme o projeto faz sua transição de modelo de pesquisa para um de investigação do comportamento a longo prazo de estruturas fixas de metal. A pesquisa dessa nova tecnologia, para a indústria da construção civil, tem enorme potencial para o futuro, em termos de estética e design otimizado e eficiente, no que tange à redução de materiais usados”.

A ponte foi instalada sobre o canal Oudezijds Achterburgwal, no bairro de De Wallen – mais conhecido como “Bairro da Luz Vermelha”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!