Bug faz Facebook remover conteúdo por engano

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 17/05/2022 18h04, atualizada em 17/05/2022 18h47
meta facebook
Imagem: Gil C - shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta, empresa dona do Facebook, afirmou nesta terça-feira (17) que um bug no sistema retirou diversos conteúdos por engano nos três primeiros meses deste ano. Segundo a companhia, as postagens foram restauradas e o problema resolvido.  

Algumas publicações chegaram a ser sinalizadas como terrorismo ou ódio organizado. Acredita-se que mais de 2,5 milhões de posts foram sinalizados como ódio organizado no primeiro semestre deste ano, enquanto no quarto trimestre de 2021 cerca 1,6 milhão tinham sofrido este problema.

Leia também!  

Outros 16 milhões de posts receberam a marcação de terrorismo neste primeiro semestre, contra cerca de 7,7 milhões no último trimestre do ano passado.  

De acordo com a Meta, o bug no Facebook foi em sua tecnologia de correspondência de mídia. O problema também afetou conteúdos marcados como suicídio e automutilação. O bug atingiu postagens feitas também no Instagram, outra rede social de propriedade da gigante da tecnologia.  

O problema fez diversas pessoas questionarem como funcionam as tecnologias de moderação da Meta e se outros erros não podem estar acontecendo. A empresa relatou que está tomando outras medidas para evitar erros.  

meta facebook tokens
Bug faz Facebook remover conteúdo por engano. Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock

A companhia de Mark Zuckerberg está testando uma nova tecnologia de inteligência artificial que aprende com os conteúdos que estão sendo restaurados. Além disso, as plataformas também estão sinalizando aos usuários sobre as publicações penalizadas.  

“Temos que ser muito diligentes com as chamadas sementes que entram no sistema antes que ocorra o fan-out. O que tivemos neste caso foi a introdução de alguma nova tecnologia, que introduziu alguns falsos positivos no sistema”, explicou o vice-presidente de integridade da Meta, Guy Rosen. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.