Chegada lenta do 5G no Brasil não atrapalha o interesse pela tecnologia

O 5G atrasou mais uma vez para chegar de fato no Brasil, mas as marcas continuam apostando nos lançamentos com essa tecnologia
André Fogaça17/05/2022 10h50
Galaxy S20 FE 5G (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S20 FE 5G (Imagem: divulgação/Samsung)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Diferente de outros países e da vontade de parte da população do Brasil, o 5G não está crescendo por aqui na velocidade que deveria. Este entrave para o acesso da nova tecnologia parece não incomodar os clientes buscando aparelhos com este tipo de recurso, afirma a Samsung em entrevista ao Olhar Digital.

O Brasil não é exatamente o país mais lembrado quando o assunto é avanço tecnológico de ponta e isso vale para o 5G. Por aqui a Anatel colocou prazo para o dia 31 de julho para que as capitais brasileiras recebessem a tecnologia em sua forma pura, sem a versão DSS já possível em alguns municípios. Agora a data ficou só para setembro, se não for adiada mais uma vez.

Leia também

Marcas lançaram mais celulares 5G que sem a tecnologia

No outro lado dessa briga ficam as fabricantes e algumas delas aumentam cada vez mais o número de aparelhos com conexão pronta para as redes 5G. É o caso da Samsung, que desde o ano passado conseguiu lançar 28 novos celulares no mercado internacional, todos eles são compatíveis com este tipo de conexão.

Do total de aparelhos lançados para todos os mercados neste período, os celulares com 5G já ultrapassam as versões sem o acesso para a rede de quinta geração. A situação é próxima da Motorola, que de 40 aparelhos disponibilizados desde 2021, 22 já podem conversar com a conexão mais recente e veloz. O mesmo vale para outros nomes, como a Xiaomi – lá, dos 85 lançamentos desde o ano passado, 57 usam 5G.

Para Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, este atraso não atrapalha a empresa para aumentar o número de dispositivos com acesso ao 5G, especialmente para a faixa menos cara de celulares.

“Eu acho que não, tem muita vontade das pessoas quererem conhecer [O 5G]. Mais velocidade, menor latência e mais dispositivos conectados”, disse o executivo. A empresa também revelou que ter conexão 5G, mesmo sem ela estar presente na imensa maioria das cidades, já faz parte da solicitação dos futuros clientes, dentro de suas lojas próprias.

“Às vezes o brasileiro sabe ou quer conhecer o 5G. A gente começa a ver isso cada vez mais presente [nas lojas da Samsung], pessoas procurando esse recurso”, comenta Citrini. No mundo, o celular mais barato da Samsung com conexão pronta para redes de quinta geração é o Galaxy A13. O aparelho não chegou ao Brasil, mas foi homologado na Anatel na semana passada e já pode ser comercializado por aqui de forma oficial.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.