Atualmente, menos de 2 mil cidades do planeta contam com a cobertura da tecnologia 5G, mais precisamente, são 1.947. A maioria delas, como veremos a seguir, ficam concentradas em dois países: a China e os Estados Unidos.

Entretanto, outro dado também chama a atenção. Em grande parte dessas cidades, o 5G oferecido não é o ‘puro’ (ou standalone), – que já foi testado aqui no Olhar Digital -, ou seja, a rede móvel ainda não trafega em frequências exclusivas. No total, somente 24 oferecem o 5G “de verdade”.

publicidade

Basicamente, é o que já ocorre no Brasil com o chamado 5G DSS, que funciona como uma espécie de 4G turbinado. O achado foi revelado pelo levantamento “The State of 5G“, realizado pela empresa Viavi Solutions

Torre 5G
Estudo mostrou ainda que 72 países já possuem o 5G funcionando, mesmo que na versão DSS. Imagem: This Lama/Shutterstock

Número de cidades com 5G na China e EUA

Os dois países estão na ponta quando o assunto é o número de cidades com 5G. A China com 356 e os EUA com 296. As Filipinas ocupam o terceiro lugar, com 98 cidades que já oferecem a tecnologia. As Américas, por sua vez, somam 419.

publicidade

Leia mais:

5G ‘puro’ nas capitais brasileiras pode ficar para setembro

No Brasil, quem estava aguardando o início das operações do 5G ‘puro’ ou standalone nas capitais, pode ter que aguardar mais que o esperado. A proposta do Gaispi, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência, é adiar a implantação da nova tecnologia para o fim de setembro. 

publicidade

Vale lembrar que o prazo inicial previsto pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) era até 31 de julho de 2022. Para saber mais, clique aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!