A Volkswagen acaba de anunciar os preços de sua nova e elétrica Kombi, a ID. Buzz, nas versões de cinco lugares e Cargo. A primeira, consta como a mais cara da família ID.

A “Kombi” está com sua estreia programada somente para o mercado europeu, por ora. Suas pré-vendas começam na Alemanha e na maioria dos países da Europa na próxima sexta-feira, 20 de maio. Depois as vendas se estenderão para Grã-Bretanha, Noruega, França, Suécia, Holanda, Itália, Áustria, Bélgica e Espanha.

Os clientes terão então 11 variedades de pintura, sendo a Monosilver Metallic como padrão (e não o icônico amarelo dos anúncios). Quando em opção externa de dois tons, a área superior, incluindo o teto e o capô em forma de V, são sempre em branco, com as superfícies abaixo da linha finalizadas em algumas das outras cores.

Kombi elétrica da VW
Imagem: Divulgação/Volkswagen

Meio como para justificar, no anúncio, a Volkswagen aponta para destaques como a bateria de íon de lítio de 77 kWh (82 kWh brutos): a mesma do ID.4. Já o motor elétrico montado na traseira está avaliado em 150 kW (204 cv) e 310 Nm de torque: o mesmo do ID.4 Pro Performance, que custa €44,450 na Alemanha.

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Seus registros de alcance combinado WLTP são de até 423 km da ID. Buzz Pro e 425 km da ID. Buzz Cargo. Enquanto isso, o consumo de combustível WLTP é de 20,6 kWh/100 km e 20,4 kWh/100 km, respectivamente. Por sua vez, a bateria pode ser recarregada dos 5% aos 80% de sua capacidade em cerca de 30 minutos usando uma estação de carregamento rápido DC com a potência máxima de carga de até 170 kW.

Parte da área interna da ID. Buzz
Imagem: Divulgação/Volkswagen

Quanto vale o show?

O valor da ID.Buzz na Alemanha é € 64.581 que equivale a mais de R$ 337 mil. Isso é o preço da configuração Pro, topo de linha, que é a para passageiros. Custando € 54.430 (R$ 284 mil), temos a ID. Buzz Cargo, mais voltada para transporte e entrega de mercadorias. Ambos os modelos são de distância curta entre eixos: versães posteriores ampliarão essa e outras características da Kombi .

A VW não confirmou a ID.Buzz para o Brasil, como ainda não fez com outros elétricos. Em geral, quando a gente fala de preços originais em euros ou dólares, um carro acaba sendo vendido aqui por até duas vezes o preço original.

Para comparar, podemos tentar um elétrico do Grupo Volkswagen já vendido no Brasil: o Posche Taycan 4S. Ele sai por R$ 699.000. Na Alemanha, é vendido a € 83.520, equivalentes a 435.700 reais. Noves fora, a gente teve um aumento de 60%, o que faria a ID.Buzz sair por R$ 539 mil. Isto é: meio milhão numa Kombi.

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