Um ponto de ligação entre o passado e o futuro. Assim foi descrita a ID.Buzz, nova minivan da Volkswagen, por Carsten Intra, CEO de veículos comerciais da marca, em evento que marcou o lançamento do carro nesta quarta-feira (9). Aguardado há pelo menos cinco anos, o furgão tem sido chamado de “Kombi elétrica”, em alusão à van que fez sucesso no mundo todo, mas particularmente no Brasil, que foi o único país a continuar a produzi-la em pleno século 21.

É quase oficial isso de Kombi elétrica. Parte da própria Volks. “A T1 [como a Kombi é chamada na Alemanha] permitiu que as pessoas ganhassem mobilidade e liberdade”, explica o chefe de design da Volkswagen, Jozef Kaban. “Com a ID.Buzz, estamos transferindo esse DNA da T1 para os dias atuais e, portanto, para a era da mobilidade elétrica.”

Apesar do apelo à nostalgia, a carroceria da ID.Buzz se baseia na plataforma padrão da Volkswagen para modelos elétricos, a MEB. Sendo assim, o conceito estrutural da minivan compartilha mais detalhes no design com os modelos mais recentes da base como o ID.3 e o ID.4 do que a T1 original, isto é, uma ênfase em saliências curtas e linhas curvilíneas. O novo modelo também está disponível em duas configurações: padrão e Cargo.

Volkswagen ID.BUZZ
Martin Meiners/Volkswagen/Divulgação

Motorização e recarga

A Volkswagen ID.Buzz chega ao mercado europeu com bateria de 77 kWh, instalada no assoalho do veículo, e motor elétrico com pico de 150 kW (203 cavalos). É possível carregar o veículo em tomadas convencionais e estações de recarga públicas com corrente alternada de 11 kW. Com carregamento rápido, a potência na recarga sobe para 170 kW e o tempo de realimentação de 5 a 80% pode ser concluído em cerca de 30 minutos.

publicidade

A ID.Buzz também terá carregamento bidirecional, que habilita a Kombi elétrica a transferir energia da bateria para a rede doméstica do usuário. A transferência se dá a partir de uma caixa de parede com carregamento rápido especial. Sobre o procedimento, a Volkswagen diz ainda que uma transferência para a rede elétrica pública no futuro não é descartada.

Volkswagen ID.BUZZ e Volkswagen ID.BUZZ Cargo
Martin Meiners/Volkswagen/Divulgação

Tecnologia de piloto autônomo sofisticada

Diferente da antiga Kombi, a nova ID.Buzz da Volkswagen conta com um sistema de assistência ao motorista refinado. O destaque no conjunto fica para a tecnologia “Car2X”, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transportes para detectar perigos em tempo real — por exemplo, um casal de pedestres atravessando a rua.

Outros itens de série são: a função de travagem de emergência “Front Assist” e, na versão padrão, o assistente de manutenção de faixa “Lane Assist”. Há ainda como opcional o “Travel Assist with Swarm Data”, que melhora a condução parcialmente automatizada em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na autoestrada.

Volkswagen ID.BUZZ
Martin Meiners/Volkswagen/Divulgação

Interior amplo

Em termos de espaço, tanto a ID.Buzz quanto a ID.Cargo possuema mesma distância entre-eixos da Transporter (uma espécie de Kombi moderna, vendida na Alemanha e Polônia, mas que nunca chegou ao Brasil): 2,988 mm. O interior da minivan também garante espaço para cinco pessoas e uma boa capacidade de 1.121 litros para bagagens. Caso a segunda fila de assentos seja rebatida, a capacidade de carga aumenta para até 2.205 litros. Na versão Cargo, é possível carregar dois paletes no padrão europeu com 4 m3.

Volkswagen ID. Buzz
Martin Meiners/Volkswagen/Divulgação

Fabricada na linha de montagem da Volkswagen em Hannover, parte central da Alemanha, a ID.Buzz chegará ao mercado europeu no outono do Hemisfério Norte (entre setembro e dezembro), com as pré-vendas começando já em maio. Ainda não há promessa firme de quando a Kombi elétrica virá ao Brasil, mas a Volkswagen Brasil vêm celebrando o ID.Buzz e outros elétricos com certa frequência recentemente. Cruzemos os dedos.

Crédito da imagem principal: Martin Meiners/Volkswagen/Divulgação

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!