A Ford anunciou nesta quinta-feira (19) o recall de 310.200 modelos da caminhonete Super Duty nos Estados Unidos em função de um problema de desativação do airbag. Segundo relatório da NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário), as picapes a serem retiradas foram fabricadas entre 1º de dezembro de 2014 e 5 de julho de 2016 — todas pertencentes às configurações F-250, F-350, F-450 e F-550 e à linha 2016.

Documentos do órgão de fiscalização americano apontam que o problema ocorre em função de uma entrada de poeira na mola de relógio do volante. A mola de relógio, nos carros da Ford, é a unidade de contato entre o airbag do motorista e a coluna de direção. Segundo a marca, o atrito causado pela poeira no dispositivo pode resultar na desconexão de algumas ou todas as conexões elétricas com a bolsa de segurança do automóvel.

publicidade

A Ford analisou dados disponíveis de dezembro de 2021 a março de 2022 para realizar o recall do airbag. De acordo com a montadora, os sintomas começam com ruídos de cliques e estalos no volante. Depois, caso o problema siga em frente, o cabo de fita se desconecta do lado em que controla a iluminação e aciona uma luz no volante. Como consequência disso, a buzina para de funcionar e a luz de advertência do airbag acende — de forma errônea — no quadro de instrumentos.

Ford Super Duty: recall por problemas de airbag
Ford Super Duty (Ford/Divulgação)

Problema antigo

A Ford identificou também 11.200 relatórios entre 20 de julho de 2015 e 10 de dezembro de 2021, de picapes do ano de 2016 com sintomas parecidos, incluindo o acionamento da luz de advertência do airbag. Do lado positivo, nenhum acidente ou ferimento foi relatado até agora.

publicidade

Os proprietários serão notificados entre 5 e 8 de julho. Revendedores, por outro lado, foram instruídos a substituir a mola do relógio do volante em uma concessionária autorizada sem nenhum custo. Segundo a Ford, a unidade conta com um design de retentor revisado que bloqueia a entrada de poeira na roda.

Além do recall por problemas no airbag, a Ford também está pedindo a proprietários do Expedition e do Lincoln Navigator que levem seus carros às concessionárias por conta de um problema no motor. Segundo a marca, 39 mil unidades dessa linha precisam ser estacionados ao ar livre porque os propulsores podem pegar fogo. Eles também devem ser parqueados longe de edifícios.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!